A pequena e aprazível Carnaubais se prepara para a festa nas comemorações dos seus 46 anos de emancipação política. O arrocho financeiro com R$ 400 mil a menos na receita não impede o povo de festejar sua data magna.
Com régua e compasso, o prefeito Luizinho vem administrando o município cumprindo os compromissos. Resgatar a auto-estima da população é uma meta que ele não arreda-pé nem deixa de lado o que é prioritário na gestão.
Na pavimentação nem parece àquela cidade esburacada. É difícil encontrar um município em que a população não reclame com razão dos buracos nas ruas. Aqui o problema foi resolvido quase 100% apesar das fortes chuvas.
Sinalização de ruas, outra ação bacana. No centro da cidade tem até faixas de pedestres. A cidade é pequena, mas o povo aprende a respeitar as normas de trânsito. Arborização e podagem da área verde. Também é legal.
Sem falar no avanço da saúde, educação, moradia, assistência social e o pagamento em dia da folha de pagamento que chegava a atrasar seis, sete, oito meses... Essa é a nova Carnaubais, uma terra bonita e altaneira.
Breve história
A origem da cidade, no século XVIII, é o “Poço da Lavagem”. Na época de Antônio Pereira de Albuquerque, seu primeiro habitante, havia apenas pequenas casas no local onde hoje se encontra a Cidade Histórica, ou "cidade velha".
Depois chegava Abel Alberto da Fonseca fazendo crescer o povoado. Após receber vários nomes, subia de vila para a categoria de cidade ganhando o nome de Carnaubais devido as carnaubeiras, sendo aqui mesmo a maior reserva do Brasil.
Nossa autonomia política aconteceu por força de lei 2.927, de 18 de setembro 1963, com território desmembrado de Assú. No Museu, único da região, está registrado um pouco da história marcada pelas batalhas travadas ao longo do tempo.
Carnaubais, um município ainda criança, de gente simples e hospitaleira. Soma-se a isso, a linda visão que através da subida para o centro da nova cidade se avista a imensidão do vale. Um lugar que todo mundo se conhece e se respeita.
Fotos da cidade:
"Pau-Brasil" plantado em nossas praças lembra um pouco a origem do Brasil.
Nossa praça bem cuidada: Um espaço de cultura, esporte e lazer da população.
Respeitar as leis e preservar os bons costumes é uma questão de cidadania.
A beleza do imponente rio Açu; verdadeiro patrimônio das cidades ribeirinha.
A tranquila Cidade Histórica, berço de luta e resistência de um povo sonhador.
A cidade com ótimas pousadas prontas para receber os nossos visitantes.
A pujante riqueza cultural mantida pela tradição regional das novas gerações.
Segurança como garantia da ordem: Guarda Municipal sempre uniformatizada.
Toni Martins-Carnaubais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.