Ao narrar sua participação em ato público promovido pelo Sindicato Nacional dos Pescadores Artesanais na praia de Caiçara do Norte, no litoral norte de seu estado, o senador Garibaldi Alves Filho comemorou o recente processo de organização política da classe dos pescadores.
- Os pescadores eram esquecidos pelas práticas governamentais porque não atuavam não se faziam lembrar, não reivindicavam. A convocação da Federação Nacional da Pesca conseguiu mobilizar os pescadores, que comemoram o que já conquistaram e se lançam à conquista de novos pleitos - disse o Garibalbi, em referência à Lei Nacional da Pesca, aprovada pelo Congresso em junho deste ano após dez anos de tramitação.
O senador ressaltou que, graças à nova legislação, os pescadores artesanais têm mais segurança em suas práticas no mar, mas também sabem explorar melhor a força política que têm em terra.
Segundo Garibaldi, o ato, chamado de "Grito da Pesca", reuniu mais de 3 mil pessoas, entre elas o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, toda a bancada do Rio Grande do Norte no Senado, além de deputados e outras autoridades.
Excessos
Entre as questões discutidas no ato público, disse Garibaldi, os pescadores incluíram o que consideram excessos na fiscalização por parte do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
- Há grande revolta em relação aos métodos utilizados. Eles dizem que o que querem é trabalhar e produzir - disse o senador.
Fonte / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.