Prefeitura desvia curso do rio Açu
JOTTA PAIVA
De Alto do Rodrigues
Alto do Rodrigues - Pelo menos sete famílias do sítio São José, a 12km do Centro da cidade, foram prejudicadas depois que a prefeitura desviou o curso natural do rio Açu para beneficiar correligionários do prefeito Eider Medeiros. A denúncia é do agropecuarista Francisco Carlos Gomes de Oliveira, o "Carlinhos", que está entre os atingidos.
Segundo ele, a atitude "criminal" retirou, de forma arbitrária, o fluxo de água, que era usada para pequenas irrigações das famílias que vivem às margens do manancial. "Foram prejudicadas as propriedades de Pedro Siqueira, José Belizário, Chico Lessa, Almir Siqueira, Erivan Siqueira e as duas áreas de João Batista de Melo", informou Carlinhos.
O canal feito pela prefeitura não excede o leito do rio. Como fica apenas um fio de água corrente após o período chuvoso, os agricultores aproveitam para irrigar pequenas áreas para alimentar os rebanhos, com ajuda de bombeamento.
De acordo com Francisco Carlos, para ajudar aos proprietários, todos os anos a prefeitura faz uma drenagem no rio para facilitar o escoamento dessa água, que advém das comportas da barragem Engenheiro Armando Ribeiro. "O problema é que neste ano a prefeitura interrompeu o curso natural fazendo um canal que desvia a água por mais de mil metros, prejudicando os trabalhadores por questão política", denuncia.
O agricultor Almir Siqueira Júnior está preocupado com a atitude. Ele vive da venda de leite e agora, com a interrupção do curso da água, não sabe como vai matar a sede das 35 vacas que possui, nem manter a irrigação da campineira, usada para alimentar os animais.
Almir reclama também que a areia retirada para fazer o canal aterrou áreas de sua propriedade e, como o trabalho não foi feito como nos anos anteriores, seguindo o curso natural, essa areia pode acabar aterrando a própria obra, causando mais prejuízos para todos daquela comunidade. Outra observação é que a atitude atingiu a fauna e a flora, matando peixes e afastando animais e aves que costumam ficar no local.
Francisco Carlos disse que o trabalho foi realizado na segunda quinzena de julho pela retro-escavadeira da empresa CM Construções e Serviços LTDA, que foi paga com recursos da Petrobras, num convênio realizado anualmente. No dia 17 de julho, Carlinhos disse ter ido até à Secretaria Municipal de Obras e lá, conversado com o secretário adjunto, identificado como Múcio, foi orientado a procurar o prefeito ou a imprensa.
O agropecuarista disse que espera que a prefeitura reveja o que foi feito e volte o canal como era antes, acabando com a aflição dessas famílias. "Passei todo esse tempo aguardando que isso fosse resolvido, o prefeito sabia do crime e não tomou uma atitude", completou.
Já no Blog do Evânio...
Prefeito festeiro mostra outra face;
Pensa que é dono de tudo e de todos
O prefeito festeiro Eider Medeiros (PMDB) fez mais uma e, por incrível que pareça, foi mais uma tão prepotente quanto às outras.
Veja AQUI.
A informação é do Jornal de Fato
O prefeito se acha tão dono do mundo que simplesmente desviou o curso natural do rio Piranhas/Açu.
É claro que as famílias prejudicadas reclamaram, mas o prefeito mandou dizer que se querem água terão que ir pedir a ele.
Bom, depois desta vou ler o Tok de Classe, do Colunista Social Marcos Henrique. Preciso entender melhor a biografia do festeiro Eider Medeiros.
Estou fazendo um esforço danado para não acreditar que ele pensa que é dono do mundo, só porque foi eleito prefeito para 4 anos de mandato.
Fonte: http:www.evanioaraujo.zip.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.