segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Semarh e DNOCS discutira ocupação indevida por pessoas no açude Pataxó

Provocada pela queixa de alguns pequenos agricultores que atuam às margens do açude público de Pataxó dando conta da ocupação indevida de áreas dentro da bacia hidráulica do reservatório, a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu manteve gestões junto à administração municipal para que o problema que vem prejudicando os plantadores de vazantes na comunidade rural homônima fosse equacionado no menor espaço de tempo possível.

O presidente em exercício do sindicato, João Batista Moura de Oliveira, João das Peças, declarou que na última semana foi procurado por alguns "vazanteiros" que lhe reclamaram do fato de que algumas pessoas estavam cercando lotes às margens do açude público de maneira irregular. O líder sindical procurou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Ferreira da Cunha, “Ferreirinha”, relatando o fato e pedindo sua intervenção no assunto.

Advertido da situação, o secretário se comprometeu a diligenciar junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na capital potiguar, órgão co-gestor da coleção hídrica, para que possa ser promovida uma grande audiência pública na comunidade rural de Pataxó, onde está localizado o reservatório artificial. João das Peças declarou que essa oportunidade será de grande importância para que tudo seja devidamente esclarecido.

PERMISSÃO

O dirigente sindical registrou que os órgãos responsáveis não podem permitir que os terrenos situados em áreas devolutas da União e localizados no trecho perimetral do açude sejam transformados num grande loteamento particular. "Nossa preocupação é no sentido de que os órgãos competentes possam apresentar uma saída para essas ocupações ilegais que só têm trazido prejuízo para os vazanteiros", disse. Além da Semarh o encontro, marcado para o dia 6 de agosto, quinta-feira, às 16h, deverá contar com a participação do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), autarquia regional responsável pela construção e principal gestor do reservatório.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.