sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeitura do Assú e Uern constroem parceria para consolidar ZPE do Sertão

Uma das mais importantes instituições potiguares, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aproxima-se para se tornar um dos parceiros do esforço para viabilizar o mais expressivo projeto de desenvolvimento do interior: a ZPE do Sertão. Depois de conquistar a simpatia e interesse de seus dirigentes, inclusive o reitor, professor Milton Marques de Medeiros, a UERN dá o primeiro passo para efetivamente associar-se ao empreendimento, estabelecendo convênio com o poder público para o estágio de qualificação e quantificação das possibilidades da ZPE.
Sexta-feira (22), às 9h, Brian E. Tipler, idealizador do projeto, proferirá palestra/explanação sobre “ZPE – O que é e sua repercussão para a região” no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. Na oportunidade serão prestados esclarecimentos e discussões para a formação de convênios.
O acontecimento será voltado para representantes do mundo acadêmico local e de outros segmentos locais e da região. De acordo com Brian E. Tipler, a UERN além de se irmanar à empreitada, trabalhará a atração de outros importantes parceiros públicos e particulares do setor universitário – um dos quais a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).
Ele explicou que o processo de consolidação da ZPE do Sertão divide-se em quatro etapas. A primeira, já consumada, ocorreu com a constituição e aprovação da lei que permitiu a criação da ZPE. A segunda, igualmente definida, foi a criação da própria ZPE do Sertão.
“Agora estamos nos dedicando a uma fase de fundamental importância que é justamente levantar os potenciais regionais”, esclareceu. Para tanto, ele vê como indispensável que este trabalho possa contar com gente devidamente capacitada para buscar estes indicadores, no que as instituições acadêmicas serão de extrema relevância.
Brian E. Tipler registrou que, quanto mais precisas e corretas forem as informações sobre as potencialidades que existem no âmbito da ZPE do Sertão, melhor será o resultado final que é o de sensibilizar e atrair investidores.
“O fato de ter sido aprovada uma lei criando a ZPE não é suficiente para estimular a presença dos investidores no Vale do Açu ou em qualquer outra parte do país e do mundo”, advertiu.
“É preciso que haja todo um trabalho de coordenação na coleta de tudo que possa servir para melhor esclarecê-los e, conseqüentemente, serem criadas condições realmente favoráveis para que a região absorva importantes investimentos”, concluiu.
Fonte: Secretaria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.