O barulho moderado vindo das arquibancadas durante festa desta quinta deverá ser bem diferente da outra cerimônia programada para selar o pontapé inicial do Mundial da África do Sul. Na sexta-feira, meia hora antes do jogo de abertura da seleção anfitriã contra o México, haverá uma apresentação alusiva à cultura africana.
Mas quem foi ao Orlando Stadium esperando uma celebração da etnia local, não se decepcionou. Embora as atrações principais fossem mesmo os estrangeiros Shakira, Black Eyed Peas e Alicia Keys, a cultura local esteve bem representada, graças à ação do sindicato de artistas do país, que exigiu o aumento de atrações vindas do continente africano.
Depois que a cantora sul-africana Lira abriu as celebrações, foi a vez da parte burocrática: o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi ao palco junto com o mandatário da Fifa, Joseph Blatter. Com echarpes quase eclesiásticas e com as mãos para o alto, os dois líderes saudaram o público ensandecido.
“A África do Sul está muito feliz em sediar a Copa de 2010 da Fifa. Gostaríamos de agradecer à Fifa por tomar a decisão de trazer o Mundial pela primeira vez ao continente africano. Especialmente, gostaria de agradecer aos sul-africanos por receberem nossos convidados de maneira tão calorosa”, discursou Zuma.
Em seguida, um vídeo de pouco menos de um minuto trouxe Pelé sorridente no final, encerrando a mensagem deixada por uma série de jogadores e artistas, em prol da educação na África.
Foi a deixa para Fergie entrar no palco entoando os sucessos do Black Eyed Peas. Após "Where Is The Love" e "Pump It", a banda ainda cantou "Boom Boom Pow" e o hit “I Gotta Feeling". Vestidos com roupas chamativas e futuristas, os norte-americanos causaram outro frenesi no Orlando Stadium.
SHOW MULTICULTURAL EM SOWETO
- Black Eyed Peas, da musa Fergie, foi a primeira atração de renome no show de abertura da Copa
- Depois, foi a vez de Joseph Blatter, da Fifa, discursar ao lado do presidente Jacob Zuma
- Cantora norte-americana Alicia Keys também levantou o público com sucessos tocados ao piano
FORAM 3 GOLS NA ESTRÉIA !!!
ResponderExcluirO lançamento da campanha mundial em prol da educação de milhões de crianças pobres no mundo inteiro, marcou um gol a mais na abertura da Copa 2010.
A join1GOAL.org, é uma campanha e um convite para que todos unam-se ao que, espera-se ser, o grande gol da Copa da África do Sul. Pela primeira vez o Mundial da FIFA chega aos nossos ouvidos e olhos sedentos por gols com um movimento institucional em escala global. Desta vez o evento mira também no que poderá vir a ser seu mais belo gol de placa: voltar os olhos do mundo, no presente, para que seja mudado o futuro de 72 milhões de crianças que hoje, estão sem a acesso a qualquer meio de ensino, ou seja, são crianças ao redor do mundo que estão sem nenhum vínculo com educação.
Fazer com que esses guerreirinhos garantam nossas próximas copas é uma questão de brasilidade e humanidade, não acham? Quantos futuros Robinhos e Mandelas não estão esperando por nossa interação? Então, recomendo que ‘join1goal’ (unam-se ao 1 gol ) para que, como propõe a campanha, apontemos e exijamos pacífica e eficientemente aos líderes mundiais (incluindo líderes locais), que tornem a educação uma realidade para 72 milhões de crianças até 2015.
A campanha foi lançada em caráter oficial no show de abertura da Copa do Mundo A. do Sul 2010, ontem (10/06/2010) e para MAIS INFORMAÇÕES, acessem www.join1goal.org e vejam como é fácil participar. Desde uma simples postagem como essa, até criação e filiação a ONG’s ou qualquer outra entidade voltada à atividade educativa; seja em nossa comunidade, seja em outro continente. E, algo bem legal: espaço garantido para divulgação multimídia (texto,vídeo,áudio e fotos) para qualquer AÇÃO em qualquer lugar.
Saudações do bem, e muitos ‘VALHA-ME DEUS!’ pra vocês,
porque a ‘ JABULANI ‘ VAI ROLAR!!!