domingo, 13 de setembro de 2009

G-12


“Conflito” no delta do rio Açu será resolvido
Prefeitos vizinhos vão intermediar a solução junto ao vice-governador Iberê.
Um barramento levantado há anos no leito do rio Açu vem gerando uma situação conflituosa entre os municípios da região, principalmente Pendências e Macau, cada um defendendo os interesses.
Recentemente, os prefeitos Ivan Padilha e Flávio Veras por pouco não foram às vias dos fatos. O problema vez por outra se aguça sem que se chegue a uma conclusão.   
Porém, nessa segunda feira, um grande passo poderá ser dado no sentido de resolvê-lo. Amadurecidos, os gestores dos dois municípios e mais Porto do Mangue, também atingido pelo barramento, pediram ajuda ao colegiado.  
E nesta segunda-feira, o presidente do G-12, Ivan Junior e outros prefeitos do Vale Unido irão até a governadoria em busca de solução. Em Natal, os gestores serão recebidos por Iberê, Secretário de Recursos Hídricos.
Na oportunidade será solicitado um estudo técnico para que seja realizada uma obra definitiva que tem um valor elevado, mas que colocará um fim em um conflito entre vizinhos. 
Para entender 
O barramento, na altura do Porto de Carão e também no Rio dos Cavalos é uma iniciativa que interessa a Prefeitura de Pendências. Porém, isso causa transtornos imensos para os pescadores.
A partir daí, 15 km entre Porto de Carão e Macau, o rio morre e fica imprestável para a pesca que alimenta centenas de famílias. Por sua vez, os pescadores sempre protestaram.  
Mas se não fechar, a água salgada do mar avança e afeta toda produção do lado de Pendências. A justiça já discutiu o problema em audiência pública. Sem acordo, nada foi resolvido. 
Tony Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.