quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IFRN comemora 100 anos

Hoje é dia de centenário. Há cem anos, no dia 23 de setembro de 1909, o presidente Nilo Peçanha inaugurava a primeira Escola de Aprendizes Artífices no Rio Grande do Norte. Com menos de 90 alunos, a escola oferecia curso primário, de desenho e oficinas de trabalhos manuais. Hoje, a Escola é conhecida por Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), está com a sétima nomenclatura, com uma oferta de cursos bem mais abrangentes, com mais dez unidades no Estado e uma faixa de 11 mil alunos matriculados.

Acompanhando as mudanças nas necessidades da educação brasileira, a Escola se transformou em Liceu Industrial, voltou a ser Escola, foi Escola Técnica, foi Centro de Educação e hoje é IFRN. Ganhou cursos superiores, de licenciatura e cursos técnicos. Com unidades em Mossoró, Ipanguaçu, Currais Novos, Caicó, João Câmara, Macau, Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz e duas em Natal, o Instituto comemora o centenário como importante marco para a história da educação técnica potiguar.


Com tanta mudança para seguir as tendências evolutivas das novas demandas do mercado de trabalho, o reitor e ex-aluno da unidade, Belchior Rocha, acredita que os maiores desafios estão sendo enfrentados agora. “Os desafios são enormes para uma instituição centenária como essa, que está passando por esse crescimento. Essa responsabilidade por si só, manter a qualidade do ensino diante do alto número de unidades de ensino superior que estão surgindo agora, colocar essa cultura histórica na formação dos alunos são desafios. Mas tudo isso é visto como um desafio positivo porque estamos enxergando resultados cada vez melhores”, comemorou o reitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.