A Zona de Convergência Intertropical se intensifica sobre a região Nordeste e provoca instabilidade no interior do Rio Grande do Norte. Os pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registraram chuva em 28 municípios do Estado desde as 7h de quinta-feira, 12, até as 7h de ontem. Choveu com mais intensidade nas regiões Central e Oeste.
A barragem Engenheiro Armando Gonçalves Ribeiro aumentou em 6% na última semana. Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a cota atual é de 53.3, o que representa 86% de sua capacidade máxima.
O sistema Curema/Mãe D'água, na região do Piancó no Estado da Paraíba, já alcançou 91% de sua capacidade total. A sangria desse açude é a primeira garantia de que a barragem do Vale do Açu também venha a sangrar.
As barragens dos açudes Mendubim e Pataxó continuam sangrando, mesmo em proporção menor. Com o retorno das precipitações, a vazão deverá aumentar.
Há duas semanas, o Governo do Estado autorizou a contratação de pessoal para remoção da vegetação que invadiu o rio Pataxó. A preocupação do prefeito de Ipanguaçu, Luciano Oliveira, é que o capim prejudique o fluxo do rio, fazendo a água se expandir e voltando a alagar o município.
Ao contrário do que havia sido divulgado, não foi contratada nenhuma máquina - pelo menos por enquanto - para fazer o serviço. Apenas homens se aventuram para fazer a poda do mato no meio da água. Em alguns pontos a profundidade cobre um homem.
PREVISÃO
Final de semana com predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancada de chuvas em todas as regiões do Estado, principalmente nas regiões Oeste e Central, devido à instabilidade tropical causada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
OESTE
A forte chuva desta quinta-feira, 12, no Oeste destruiu parte da RN-117 na entrada da cidade de Governador Dix-sept Rosado. O problema atingiu o lado direito da rodovia no sentido Mossoró/Caraúbas, merecendo atenção redobrada dos motoristas que trafegam pela RN, principalmente no período noturno.
Fonte:Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.