quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dnocs quer produzir energia na barragem





O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) pretende produzir energia na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Assú. O Dnocs está promovendo concorrência Pública para exploração de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH'S) em 11 de seus açudes públicos. Participarão da concorrência, empresas regularmente estabelecidas no país e as propostas serão recebidas hoje na sede do órgão em Fortaleza, Ceará.



De acordo com o Dnocs, o objetivo é a concessão onerosa de direito de uso de áreas visando ao aproveitamento de potencial hidrelétrico associado às quedas d'água proporcionadas pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves e outras 10 barragens espalhadas pelo Nordeste: Castanhão, Figueiredo, Orós, Taquara e Banabuiú no Ceará; Boqueirão na Paraíba; Jucazinho e Poço da Cruz em Pernambuco; Anagé na Bahia e Flores no Maranhão. No total, são 46,95MW de potência instalada e caberá à concessionária a construção integral da PCH.



De acordo com o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, a remuneração ao departamento decorrente da venda de energia será integralmente utilizada na operação e manutenção dos reservatórios, bem como nas unidades que utilizam suas águas como fonte, no caso, os perímetros irrigados e as estações de piscicultura.



O Dnocs atua no semiárido brasileiro com construção e administração de infraestruturas variadas, entre elas as barragens que acumulam um total de 26 bilhões de metros cúbicos de água. Devido à grande importância dessas barragens, mostra-se necessária a captação de receitas alternativas para o custeio de atividades como o monitoramento, segurança e conservação dos reservatórios.



Após consulta à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Dnocs concebeu esse projeto que dará outra dimensão ao aproveitamento das reservas hídricas acumuladas nesses reservatórios.


Fonte: Fco. Costa Filho da Redação de O Nosso Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.