quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sindipetro realiza parada de advertência em todas as áreas da Petrobras


A Base 34 é um dos pontos onde todas as atividades estarão paralisadas durante todo o dia de amanhã
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte realizou nesta manhã uma paralisação de oito horas envolvendo o Alto do Rodrigues, Guamaré, Base 34, Canto do Amaro, Base Natal e outras áreas.


A expectativa é que todos os petroleiros do setor público e privado participem ativamente do movimento, que tem como objetivo, provocar na Petrobras um avanço nas negociações salariais.


"O Sindicato dos Petroleiros já tentou de todas as formas uma negociação salutar com a Petrobras, mas até agora nenhuma proposta que agrade a categoria foi apresentada. Iremos realizar essa parada de pessoal para que a empresa sinta que não estamos para brincadeira", disse Pedro Idalino, Diretor do Sindipetro.


As principais reivindicações da categoria são: reposição integral da inflação acumulada no período, aumento real de 10%, instituição de um gatilho que reajustaria automaticamente os salários sempre que a inflação acumulada, medida pelo Icv-Dieese, alcance 2%, melhorias no programa Jovem Universitário, proteção dos direitos trabalhistas dos funcionários terceirizados e a criação de um fórum nacional para debater com os gestores da Petrobras mudanças estruturais na área de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS). Além da implantação do Fundo Garantidor, que representa mais um instrumento de garantia aos trabalhadores.


"Todas as reivindicações são extremamente necessárias para os petroleiros. Essa última é um reforço das garantias dos trabalhadores do setor privado, visto que algumas empresas chegam, contratam, e vão embora sem pagar os direitos trabalhistas dos empregados", argumentou.


De acordo com o sindicato, no último dia 22 de agosto, a Petrobras apresentou uma proposta oferecendo reajustes baseados no IPCA, mais 2% de ganho real. "Para os petroleiros essa proposta da Petrobras chega a ser irrisória diante do que estamos reivindicando. Esperamos que os dirigentes reconheçam os nossos direitos e passem a conversar de forma mais consciente com a categoria. Depois dessa paralisação de oito horas vamos definir os rumos do movimento, dependendo das negociações com a Petrobras. O movimento é comandado pelos sindicatos estaduais filiados à Federação Única dos Petroleiros, Fup", ressaltou Pedro Idalino.


Em nota a Federação Única dos Petroleiros divulgou nota convocando todos os petroleiros a participar do movimento em todas as unidades operacionais e administrativas da Petrobras, informou a entidade em comunicado.


"Os petroleiros estão em estado de greve, como parte da campanha salarial, segundo comunicado distribuído por e-mail pela FUP. O documento reitera que a paralisação ocorre "em resposta às provocações dos gestores da Petrobrás, que, além de não avançarem no processo de negociação, ainda discriminaram a categoria com o indecoroso abono pago aos gerentes e demais funções gratificadas, em plena campanha salarial".


A nota diz ainda que o aumento proposto pela Petrobrás na RMNR é insuficiente e discriminatório e reafirmou a reivindicação dos trabalhadores de 10% de ganho real na tabela salarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.