quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parabéns, Corinthians! Time do povo completa 100 anos, 130 mil celebram

Parabéns, Corinthians! Time do povo completa 100 anos, 130 mil celebram
Chegou a hora de dizer: parabéns, Corinthians! Nesta quarta-feira, 1º de setembro de 2010, o segundo clube mais popular do Brasil completa 100 anos. Ao lado daquela nação que chamam de Fiel, o Timão conquistou muitas glórias e deu ao país histórias lindas de paixão e amor à camisa alvinegra. Até porque, no time do povo, o lema é nunca abandonar. E esse bando de loucos jamais fez isso. O que eles pedem sempre é apenas para não parar. E isso nunca aconteceu.

Tudo começou em 1º de setembro de 1910 sob a luz de um lampião, na esquina das ruas Cônego Martins e dos Imigrantes (atual José Paulino). Lá, cinco jovens apaixonados por futebol tiveram a ideia de fundar um clube que fosse do povo, opondo-se às elites vigentes na época. Os operários Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira, pintores de parede, Rafael Perrone, sapateiro, Anselmo Correia, motorista, e Carlos Silva, trabalhador braçal, foram os primeiros "loucos do bando".
Além deles, os irmãos Miguel e Salvador Battaglia participaram do início. Miguel foi eleito o primeiro presidente, enquanto Salvador cedeu sua barbearia para as primeiras reuniões da nova agremiação. O nome foi inspirado nos ingleses do Corinthian-Casuals, que passaram pelo país na época.

O local da fundação é lembrado por um marco, uma espécie de obelisco, que passa quase sem ser notado por quem passa pelo bairro. Com uma marcante identidade nacional, o Timão logo fez frente aos grandes Paulistano, Germânia e São Paulo Athletic. O time do povo já marcou território nos seus primeiros anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.