terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama pede responsabilidade para tirar país da crise

  1. O presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira responsabilidade com o dinheiro público e eficácia no governo, durante o discurso dirigido à nação, no Capitólio, em Washington. Obama afirmou que "não importa se o nosso governo é grande ou pequeno, mas sim se ele funciona".

    Jim Young/Reuters
    Após a cerimônia de posse, Obama e a mulher, Michelle, caminharam na avenida Pensilvânia durante a parada oficial
    Após a cerimônia de posse, Obama e a mulher, Michelle, caminharam na avenida Pensilvânia durante a parada oficial

    "O que os cínicos não conseguem entender é que o terrenos sob eles mudou --que os argumentos políticos envelhecidos que nos consumiram por tanto tempo não mais se aplicam [...]. Aqueles de nós que lidam com o dinheiro público serão responsabilizados", disse Obama que afirmou que somente dessa maneira a confiança vital entre um povo e seu governo poderá ser restabelecida.

    Obama se tornou o 44º presidente em meio a maior crise financeira dos EUA desde a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Durante o discurso de 20 minutos dirigido à nação, Obama reconheceu que a economia está gravemente enfraquecida e culpou a "ganância e a irresponsabilidade de alguns, mas também o fracasso coletivo em fazer escolas difíceis e em preparar o país para uma nova era".

    A exemplo dos discursos dos últimos dias, onde anunciou o lançamento de um plano de US$ 825 bilhões para retomar a economia, o democrata voltou a prometer que investigará na criação de empregos, mas também na retomada de setores, como energia e infraestrutura.

    "Vamos construir estradas e pontes, redes elétricas e linhas digitais que alimentem nosso comércio e nos una. Vamos restaurar a ciência a seu lugar de direito, e utilizar as maravilhas da tecnologia para elevar a qualidade dos serviços de saúde e reduzir seu custo", disse o presidente.

    O democrata voltou a defender a utilização de energia alternativa e os investimentos no setor de tecnologia. Obama sinalizou um possível investimento em países de terceiro mundo ao afirmar que "a economia americana não depende apenas do tamanho do nosso PIB (Produto Interno Bruto), mas do alcance da nossa prosperidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.