quarta-feira, 23 de março de 2011

Maré mais alta de março assusta moradores de praia em Macau

Água da maré chegou a invadir o calçadão e a Rua do BNB
A superlua (super moon) pode ser a causa do avanço do mar na cidade-praia. No último final de semana, a tábua de maré alcançou o seu maior nível no mês inteiro, chegando a 2,8 metros. O fenômeno aconteceu justamente no período em que a lua apareceu mais visível no céu. A superlua é o momento em que o satélite está na sua fase cheia em máxima aproximação da Terra (perigeu). Isso só acontece a cada 20 anos.
Desde o começo do ano, a maré vem apresentando alterações, consideradas comuns. No final de fevereiro, antes do carnaval, a força do mar voltou a causar avarias no calçadão de Macau. A estrutura que custou mais de R$ 2 milhões foi feita porque as ondas já haviam destruído o muro de arrimo existente.
Embora a influência da lua seja indicada como motivo para mudanças na elevação da maré, o avanço do mar, provocado por vários fatores físicos, é uma preocupação constante no litoral norte.
A ressaca do mar, ocorrida antes do carnaval, destruiu parte da RN que liga os municípios de Tibau e Grossos. As ondas atingiram o lugar conhecido como Curva de Raimundo Geraldo, logo após a praia de Pernambuquinho. Um muro de arrimo, de pedras e barro, foi providenciado para evitar mais estragos. Moradores dizem que, nos últimos anos, o mar avançou pelo menos 10 metros, destruindo casas e expulsando moradores. Esse fenômeno é registrado não só no litoral potiguar, mas em todo o mar brasileiro.
Jornal DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.