quinta-feira, 24 de março de 2011

Estrada feita pela Petrobrás causa danos ambientais em Pontal do Anjo

Ambientalista Cláudio Gia já fez a denuncia em todos os órgãos ambientais.


Por Alex Gurgel | jornalista

Uma estrada de 7 km de extensão, na praia de Pontal do Anjo, vem tirando o sono dos ambientalistas macauenses, tendo a frente Cláudio Gia. Segundo ele, essa estrada foi feita na beira da praia sem planejamento e continua causando um grande impacto ambiental, evitando que as tartarugas subam a praia para se reproduzir, além da extinção do capim agulha que alimentava os peixes-boi, também desaparecido da área.

Na Procuradoria Geral Federal há um Processo em andamento cuja denúncia diz que a Petrobras alterou as características da zona costeira com a construção de uma estrada na orla marítima com mais de 7 km, na localidade de Pontal do Anjo, para dar acesso ao poço de petróleo chamado “Serra 13”.

“A estrada não tem licença de nenhum órgão competente”, afirma Cláudio, ressaltando que tem um Laudo Técnico, emitido pela Secretaria Geral da União, aplicando uma multa a Petrobras no valor de R$ 2 milhões porque a empresa está degradando uma área de proteção ambiental.

Por outro lado, o procurado da República, Fábio Nesi Venzon, emitiu um parecer dizendo que, em Pontal do Anjo não houve degradação ao meio-ambiente. No seu relatório, o procurador diz: “Não foi evidenciado impactos de magnitudes que interfira na atividade pesqueira, inclusive as instalações das barracas dos pescadores se encontram localizadas nas proximidades da estrada, que beneficia diretamente com o deslocamento do pescado”.

O ambientalista relata que a pesca artesanal foi o segmento mais prejudicado pela Petrobras.  “A agressão foi tão grande que todo o banco de capim agulha, em torno de 4 km, que existia morreu, desapareceu para sempre”, relata o ambientalista, ressaltando que o peixe-boi faz anos que não é mais encontrado na área pela falta do capim e por causa da degradação ambiental.



Pedras colocadas pela Petrobrás na beira da praia impedem a subida das tartarugas que vêm há milhares de anos para se reproduzi nesse local.


Tubos e terra batida formam mais de 7 km de estrada da Petrobrás que da acesso ao poço Serra 13.

Fonte extraida do blog Macau em Dia 

Evangélicos estarão fazendo Pit-Stop amanhã durante todo o dia na avenida Angelo Varela, a noite o grande culto em comemoração ao dia do evangélico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.