sábado, 19 de março de 2011

No Brasil, Obama autoriza ação militar 'limitada' na Líbia


"Hoje eu autorizei as forças armadas dos Estados Unidos a começarem uma ação militar limitada na Líbia, em apoio ao esforço internacional para proteger civis líbios. Esta ação já começou. Neste esforço, os EUA estão agindo com uma ampla coalizão que está comprometida com a resolução do Conselho de Segurança da ONU", disse ele. Os EUA participam da operação com mais quatro países.

Ao lado das filhas e da mulher, Obama desembarca na Base Aérea de Brasília


O comunicado conjunto que será assinado hoje entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama trará uma menção específica à necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e uma referência direta ao Brasil, que faz campanha por um assento permanente no órgão.

Segundo a Folha apurou, a referência é mais forte que o anteriormente esperado, mas não contém apoio aberto ao pleito brasileiro. No ano passado, em visita à índia, Obama deu apoio formal a entrada do país asiático no órgão.

A conquista de uma vaga permanente no Conselho de Segurança é uma ambição antiga da diplomacia brasileira, sob argumento de que a atual composição não reflete a realidade geopolítica. O Brasil ocupa atualmente uma vaga rotativa no órgão, que tem apenas cinco membros permanentes e com direito a veto --EUA, Reino Unido, França, Rússia e China.

O governo brasileiro tem buscado consolidar uma diplomacia independente e participar mais ativamente em questões globais, e um apoio público de Obama a uma vaga permanente no Conselho é vista como a consolidação desse novo papel.

Um comentário:

  1. A novela está sendo reprisada, mas com um roupagem nova, preservando na íntegra o conteúdo malígno que é a mentira e a ambição. todos sabem que um dos paises mais dependentes de petróleo do planeta é os estados unidos, e um dos que mais possuem petróleo é a líbia; agora analise o seguinte. a líbia em comparação com o EUA é um pontinho no meio do nada, falando de armamento de guerra. a estratégia de usar outros países para iniciar os confrontos é o que lhe garante a desculpa de não ser ele o principal mentor e executante deste latrocínio a olho nú. quem não lembra do Iraque repleto de fábricas de bombas nucleares, somente para o presidente buch( segunda pessoa do diabo na terra) pois pra todos nós a realidade é outra: A GANANCIA ALÉM DOS LIMITES PELO PODER. DEUS ESTÁ DE OLHO EM TUDO E EM TODOS, NINGUÉM ESCAPARÁ DO JUSTO JUIZ QUE JULGA COM A VERDADEIRA JUSTIÇA QUE JAMAIS SE CORROMPE !

    ResponderExcluir

Confira postagens antigas.