Dôra - Vereadora de Alto do Rodrigues
Venho através desse e-mail solicitar espaço para responder ao pseudônimo Bárbara, que em seu blog cita meu nome num comentário raivoso e carregado de falso moralismo;
Primeiro quero dizer a tal "Bárbara" que sou do planeta chamado ALTO DO RODRIGUES, terra onde nascí, moro e vivo seu dia-a-dia, ajudando e ouvindo o clamor das pessoas diariamente por onde passo. E olha, não tem sido poucos. São servidores do município reclamando da subtração de salários e gratificações, pessoas credoras da prefeitura que não conseguem receber seus pagamentos, pacientes que não dispõem de medicamentos, exames de alto custo, cirurgias, enfim, uma infinidade de reclamações que tenho certeza, quem mora em Alto do Rodrigues sabe que não estou faltando com a verdade.
Segundo, quero agradecer a pessoa que citou meu nome, porque somente assim, terei publicizado o projeto de lei de minha autoria, e aprovado pelos meus colegas vereadores, que solicita a Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, que implante o sistema de Coleta Seletiva na nossa cidade. Esse projeto está devidamente autorizado pela câmara municipal para ser posto em prática e até o dia de hoje se encontra engavetado pelo Prefeito Eider Medeiros.
Com isso, permitindo maior degradação do meio ambiente, tendo em vista a falta de seleção do lixo causar sérios prejuízos ambientais e a saúde das pessoas.
A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil, e se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas. Além de contribuir positivamente para a imagem da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania no qual, os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração.
Para finalizar e dar por encerrado esse assunto, quero dizer ao pseudônimo que a essa altura da minha vida, não aceito carão, nem tão pouco lição de moral de quem não conhece a minha luta e o meu trabalho incansável em favor da população, por hora esquecida, e deixada em segundo plano por gestores com idéias mirabolantes, que preferem ignorar a realidade cruel das pessoas, em detrimento a busca de projetos milionários e faraônicos, que sabemos, a curto e médio prazo, impossíveis suas execuções.
Na verdade o que acontece hoje no hospital e nas escolas de Alto do Rodrigues, está longe de ser o controle do desperdício. Essa é mais uma desculpa do gestor para conter os gastos com os serviços essenciais do município, na busca desesperada de ajustar as finanças, que se encontra com déficit milionário, conforme relatório anual da Prefeitura Municipal, entregue a Câmara, no mês de abril.
De qualquer forma, continuo achando que não seja por aí, fazendo com que o servidor reutilize um copo descartável durante toda sua jornada diária de trabalho, que vai ajustar as contas públicas da gestão fazendo acontecer.
Desde já, agradeço antecipadamente ao blogueiro pelo espaço.
Maria Auxiliadora Silva Sena
Vereadora
Quero parabenizar a Vereadora Dôra pela sua iniciativa de implementação de uma coleta seletiva e compostagem em nossa cidade, pois como Técnico em Meio Ambiente atuante, analiso não somente Alto do Rodrigues, mas todo o vale como deficiente na disposição final de resíduos.
ResponderExcluirE quanto à iniciativa da Prefeitura Municipal na questão “ADOTE UM COPO”, analiso como uma simples redução de recursos financeiros, pois como é aplicado nos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a iniciativa municipal não sai do REDUZIR, pois os copos usados não são REUTILIZADOS para outro fim como, ornamentação, oficinas de educação ambiental ou produção de mudas na agricultura e; muito menos RECICLADOS pois todo o lixo de Alto do Rodrigues é disposto no lixão à céu aberto, agravando assim os impactos ambientais.
Já é hora da nossa cidade começar a atentar para os problemas ambientais, pois o Meio Ambiente não se restringe somente a “licenciamentos” . Faz-se necessário uma Secretaria de Meio Ambiente mais atuante !
Taildo Barros