Lembra a noticia, no começo do mês de janeiro deste ano, sobre mais de trezentos e cinquenta turistas que viajavam no navio MSC Sinfonia e que tinham sido infectados com um virus que levou alguns a morte?
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, esse virus é chamado de norovirus e esse foi o primeiro caso registrado no país.
A recomendação dos especialistas é a seguinte:
- Lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão do vírus. (E não esqueça de lavar as mãos, principalmente quando for ao banheiro. Afinal, voce pegou em coisas que são só suas e ninguém, além de voce, anda muito animado em ter que apertar a mão de alguém que acaba de pegar no “bigulim” e esqueceu de lavar!) - Beber bastante líquido para evitar a desidratação. (não se anime muito não que os “toddyinhos” – bebidas alcoolicas para quem não é “daqui de nós” - não contam)
E já que as principais formas de transmição do vírus são pelo ar, pelo contato direto entre as pessoas e através de água ou alimentos contaminados, lavar e tratar os alimentos e beber agua fervida e filtrada ( ou agua mineral) já é um bom começo.
Também, quando for espirrar, nada de esquecer de colocar um lenço ou a mão no nariz. Tem gente que quando espirra, todos que estão ao seu redor tomam um banho! Voce pode nunca chegar a ter contato com o tal norovirus, mas garanto que livrará muita gente de pegar sua gripe. Ou voce é daquelas pessoas que acha que fusca não é carro e gripe não é doença?
Por falar em gripe
Uma boa noticia para os dorminhocos: quem dorme mais pega menos gripe. Pelo menos foi a conclusão de uns médicos americanos lá da Pensilvânia. Segundo eles, o sono protege o organismo de gripes e resfriados, principalmente para quem passa mais de oito horas na cama. Já quem dormia menos de sete horas durante a noite apresentou três vezes mais doenças respiratórias.
Um outro estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo, também revelou benefícios de uma boa noite de sono: Eles deram uma vacina contra o virus da gripe em cinquenta pessoas e separou as pessoas em dois grupos. Um grupo podia dormir bem a noite, enquanto o outro grupo teve que ficar acordado. Resultado, o grupo que dormiu reagiu bem e a recuperação foi mais rápida e melhor.
Quem dorme mais do que “gato em bica” vai amar ler essa noticia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.