quinta-feira, 5 de março de 2009

Ontem Chicola disse adeus

Amigos e familiares receberam ontem (04) uma noticia que deixou todos muito tristes: Francisco Fernandes de Medeiros, conhecido por todos como Chicola, havia falecido. Ele tinha 69 anos. No dia anterior (03) ele passara mal e foi levado para o hospital, tendo uma parada cardíaca a caminho. No hospital, foi reanimado pela equipe médica, mas o problema era mais grave: a rotura de um aneurisma na Aorta Abdominal ( aneurismas de aorta abdominal evoluem, na maioria das vezes, silenciosamente, pois não causam qualquer sintoma) e apesar de todo empenho da equipe médica do Hospital São Lucas, de Natal, ele veio a óbito durante a cirurgia.

Chicola era filho de Dona Rosa (Vovó Rosinha, como era chamada) e seu João Tereza (comerciante, fazendeiro e primeiro prefeito eleito de Alto do Rodrigues).

Casado com Dona Nair, teve dez filhos: Eider (atual prefeito do Alto), Renan, conhecido como Cheiroso (Casas Potiguar), Assis (FM Ouro Negro e atual Secretário de Comunicação Social da prefeitura), Regina (Salão New Look), Manoel Agostinho, conhecido como Lôla (H2O Conveniência), Ana Neri ( O Boticário), João Neto ( duas vezes vereador) Jurema Kelly e Célia (Grupo Eider magazine) e Magnus (já falecido).

Chicola tinha como marca registrada uma personalidade extrovertida. Sempre de bom humor, gostava de tirar brincadeiras com os amigos. O seu passatempo preferido era sair por aí com seu carro de som – ora fazendo propaganda das lojas dos filhos, ora fazendo propaganda de algum circo que chegasse à cidade, ora estacionado em frente a algum bar enquanto bebia com amigos. Seu carro de som era seu brinquedo.

Era conhecido também por ser alguém muito prestativo. Sempre procurava ajudar quem buscasse sua ajuda. Sua casa era a casa de todos. Não havia fechaduras. Estava sempre aberta, a qualquer hora do dia ou da noite, para receber quem o procurasse para contar um problema, pedir uma ajuda ou simplesmente conversar enquanto tomava um cafezinho que ele mesmo havia passado – ele passava um café como ninguém!

Mas a vida de Chicola, como a vida de todos nós, teve altos e baixos. A doença de seu pai, João Tereza, e a morte de seu filho Magnus foram alguns baques que a vida lhe deu. Seu João Tereza passou mais de uma década em cima de uma cama. Bens foram vendidos para poder tratar da saúde de seu João Tereza e Chicola, junto com dona Nair, tive que batalhar muito para manter uma família de dez filhos pequenos.

Enquanto os filhos cresciam e tudo parecia começar a voltar à normalidade, mais uma tristeza: a morte do filho Magnus, num acidente de carro, aos 20 anos de idade. Chicola passou a vestir sempre branco em memória do filho. A lembrança do filho era algo constante na sua vida e vinha á tona toda vez que mudava uma peça de roupa branca. Ele ria, brincava, mas o branco estava sempre ali, fazendo-o lembrar do seu filho Magnus.

Além do seu carro de som, Chicola tinha outras paixões: a paixão pelo radio, por exemplo, levou a criação da FM Ouro Negro. A paixão pela política ajudou seu filho Eider na trajetória rumo à prefeitura – Vereador de quatro mandatos, duas vezes presidente da Câmara de Vereadores e conhecendo os adversários como ninguém, Chicola sabia que caminhos deveriam ser trilhados.

Chicola partiu antes do esperado, mas durante o tempo que passou entre os seus teve muito pelo que dar graças: dar graças por ter sido adotado por pais tão amorosos como dona Rosa e seu João Teresa... Dar Graças por ter conhecido dona Nair e ter com ela dez filhos... Dar Graças por ter visto seus filhos crescerem e tornarem-se cidadãos de bens, produtivos na sociedade... Dar graças por ter conhecido seus netos... Dar graças por tantas amizades que conquistou ao longo da vida...

O sepultamento de Chicola será às 16 horas de hoje. No seu velório, sua esposa, seus filhos, seus netos e netas, genros e noras, amigos e demais familiares choravam por sua partida. Mais um motivo para Chicola dar graças: dar graças por saber que tem tantas pessoas que o amam e que sempre se lembrarão dele com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.