quarta-feira, 2 de março de 2011

Torre de empresa eólica é derrubada em Porto do Mangue

Foto: Divulgação
Representantes da empresa Bioenergy, que atua há quase dez anos no Rio Grande do Norte, registraram Boletim de Ocorrência, na delegacia que atende a região de Porto do Mangue. A causa do registro foi a derrubada, aparentemente criminosa, de uma torre anemométrica da empresa, no dia 21 de fevereiro.
Segundo o representante da empresa, Oscar Gundes, existe a possibilidade de que a derrubada tenha sido uma atitude desleal da concorrência. “É importante alertar as autoridades e a própria população sobre o fato, para evitar que essa prática desleal volte a acontecer. Assim como a imensa maioria das empresas do setor, trabalhamos com honestidade e não vamos tolerar atos de vandalismo ou ilegalidades”, disse.
O representante estima em 30 dias o prazo para que a torre derrubada seja reerguida e volte a efetuar medições. A Bioenergy participa de leilões de energia eólica desde dezembro de 2009 e já contratou 411 Megawatts, entre leilões no mercado regulado e livre.
Os anemômetros são os equipamentos responsáveis pela medição dos ventos, de uma determinada área prospectada para a instalação de um parque eólico. A medição resultante desses equipamentos é essencial para que as empresas interessadas possam participar dos leilões de energia eólica.
Uma das principais regras do próximo leilão é a medição ininterrupta dos ventos ocorridos nos últimos 24 meses, em cada uma das áreas que entrarem na disputa. A derrubada da torre interrompe a continuidade da medição e reduz a participação da Bioenergy no certame.
O próximo leilão está marcado para acontecer dentro de algumas semanas. A fase de habilitação vai até o próximo dia 18 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.