quinta-feira, 23 de abril de 2009

DEU NO BLOG DO http://tonimartins.zip.net/

FLAGRANTECaminhão limpa-fossa joga dejetos clandestinamente

Foto mostra veículo despejando resíduos sanitários em local impróprio.

Nesta segunda, 20, a equipe da secretaria de Meio Ambiente de Carnaubais, flagrou um caminhão limpa-fossa que presta serviços às empresas instaladas na região de Alto do Rodrigues jogando, criminalmente, sem licença ambiental, dejetos humanos num local próxima a cidade.

Longe dos olhos do Ministério Público e sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, o caminhão de placa MYB 0385, de Mossoró-RN, vinha fazendo este “serviço” há dias.

Recentemente um funcionário da empresa procurou a prefeitura pedindo para despejar os dejetos coletados na região aqui na estação de tratamento de esgotos da Caern. Alegou que estava levando para Mossoró, porém, a distância aumentava os custos. O pedido foi negado.

Porém, como fachada para camuflar o ato ilegal, o caminhão limpa-fossa estava jogando os resíduos em terreno próximo ao aterro sanitário da cidade. O motorista, ao ser interrogado, disse que “estava obedecendo ordens”. Ele declarou que achava o trabalho normal e não sabia que estava cometendo crime.

Deixou o número da empresa, contudo ninguém atendeu ao telefonema da Secretária de meio Ambiente, que deverá procurar a empresa e levar o caso a frente.

PENA PARA OS RESPONSÁVEIS

As empresas flagradas nessa situação podem ser autuadas no artigo 54 da Lei 9.605/98, que trata do crime de causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Nota: A pena é de reclusão de um a cinco anos. Acho que o pessoal da secretaria errou quando não foi acompanhada da polícia para guinchar o caminhão.

Um comentário:

  1. Acho incrivel como os orgãos publicos não enxergam que o problema não é a empresa e sim o estado que não dá condições para que as empresas trabalham de forma digna,colocando lagoa de estabilização para que elas não precisem jogar em outros lugares,como exemplo fortaleza,são paulo,alagoas,recife e outros;o estado que deveria levar de 1 a5 anos de cadeia.

    ResponderExcluir

Confira postagens antigas.