terça-feira, 28 de abril de 2009

PORTO DO MANGUE

CONSÓCIO INTERMUNICIPAL

Debate será nesta terça em Porto do Mangue

Titico recebe colegas prefeitos para discutir saúde no plano regional

Nesta terça (28), os prefeitos do G8, convidados e auxiliares da saúde e da cultura, cujo território encontra-se situado dentro da área geográfica da bacia do rio Açu, vão discutir a concretização do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento. Isso não é pouca coisa para o Vale do Açu.

A idéia causa, sem dúvida, grande impacto na vida dos municípios.

Na reunião, que terá início as 15h, será criado o conselho administrativo da entidade que terá foro jurídico e sede social em local a ser escolhido. Para coordenação, o nome do prefeito Ivan Júnior, do Assú, deverá ser consensual.

No encontro, a pauta vai ser focada na saúde e a efetivação do consócio para o setor. A parte técnica já vem sendo trabalhada. O objetivo agora das prefeituras consorciadas é encontrar meios para oferecer melhor assistência à população.

VANTAGENS

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale de Açu, entre outras coisas, vai possibilitar as prefeituras envolvidas um aumento na capacidade em resolver problemas comuns e maior eficiência do uso de recursos públicos.

São os prefeitos olhando além do horizonte um compromisso com a integração do vale. Todos, de maneira sensata, se propondo a atuar em regime de estreita cooperação.

A região do Vale do Açu tem quase 200 mil habitantes. Todos só têm a ganhar!

PIONEIRISMO

Este será o primeiro consórcio intermunicipal para o desenvolvimento sustentável na bacia do rio Açu. Tal parceria é um sonho antigo e essa união é tida como porta para o desenvolvimento sustentável regional.

Em termos práticos, isso representa um marco histórico.

A idéia certamente servirá de exemplo para outras iniciativas semelhantes. Com as restrições orçamentárias em função da crise econômica, a formação de consórcios deverá ser priorizada, de forma a potencializar os escassos recursos públicos.

GRUPO DOS 8

Os municípios que fazem parte da proposta são: Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Pendências e Porto do Mangue. Os municípios de Afonso Bezerra e Upanema participaram como convidados.

Para dar maior amplitude ao debate, o Secretário Estadual de Saúde, George Antunes também foi convidado e deverá participará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.