quarta-feira, 15 de abril de 2009

Porto do Mangue

A COISA TÁ FEIA

Força das marés causa destruição em Porto do Mangue FOTO DO BLOG/TEXTO DE JOTTA PAIVA A destruição do cais do Rio das Conchas virou uma questão de emergência. A afirmativa é do prefeito Francisco Gomes "Titico", que vai decretar estado de emergência na tentativa de conseguir recursos para a recuperação do espaço.

O problema vem se agravando desde o ano passado, quando a força da maré destruiu cerca de 300 metros do calçadão.

Apesar da reforma realizada pela administração anterior, hoje a situação está ainda pior, e pelo menos 630 metros do porto estão comprometidos.

O comerciante Mardoque Marcelino de Andrade, que há cinco anos possui uma peixaria na beira do cais, disse que quando a maré sobe a água falta pouco lavar a parede de concreto. "A água sobe mais de quatro metros", disse.

De acordo com ele, o nível do rio vem subindo muito rápido, tomando espaços que antes eram usados como praia e campo de futebol. "Antes nós jogávamos bola onde hoje é o meio do rio", observou.

A DESTRUIÇÃO É VISÍVEL

Em mais de meio quilômetro de cais a parede cedeu com a força da água em vários pontos, acabando os acessos que antes eram usados pelos pescadores. "Com o aumento do nível do rio, a água foi abrindo uma brecha por baixo do alicerce do calçadão até que ele arriou", contou Mardoque, que passa o seu dia de frente para o rio.

EM BUSCA DE RECURSOS O prefeito Titico garantiu que já se adiantou e mandou fazer o projeto de reforma da estrutura. Agora ele espera uma sinalização de alguns contatos políticos para agendar uma viagem à Brasília em busca de recursos. "Vou bater nas portas dos Ministérios da Integração Nacional e Turismo para conseguir a verba", disse o prefeito.

Um comentário:

  1. olá, meu nome e wagiton fenas moro em são paulo a 15 Ano, e gostei muito do comentario sobre porto do mangue sempre que poder fali mais pois quem mora longe tem poucas enfomaçõe da cidade,sobre o kaiz eu vi com meus propios olhos esta muito perigoso se não tomar cuidado pode ficar pior espero que as altoridades local tome providencias.
    um abraço!!!

    ResponderExcluir

Confira postagens antigas.