segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O que se comemora no dia 15 de Novembro? Saiba aqui

Há 120 anos, o Brasil deixava de ser Monarquia e conhecia um novo regime. No dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados por marechal Deodoro da Fonseca, depôs o Imperador D. Pedro II e deu fim ao regime Monárquico, que se começou com a chegada da Família Real no país. O Brasil entrava numa nova era.
Embora seja uma data história, o 15 de novembro é pouco lembrado por boa parte da população. O Blog foi às ruas para saber se as pessoas conhecem a data e qual a sua importância para o país. Algumas delas responderam prontamente, enquanto outras chegaram a confundir a data com a Independência do Brasil. Esta é comemorada no dia sete de setembro.
De acordo com o professor de história Daniel Martins, essa confusão ou mesmo esquecimento por parte da população ocorrem pela forma como a história foi ensinada ao longo dos anos. “Durante muito tempo, a história foi ensinada para decorar datas, nomes e heróis. E isso provoca o esquecimento”, afirmou o professor, lembrando que o ensino da história hoje está voltado para o contexto econômico, social e político.
Daniel Martins frisou que, embora seja um marco da história política brasileira, o 15 de novembro deve ser uma data não apenas de comemoração, mas de reflexão. “Devemos aproveitar esse dia para questionar se a nossa república evoluiu, se conseguimos nossos direitos”, disse o educador. Junto com os questionamentos, Daniel acredita que é o momento é também para exigir mais dos políticos e reivindicar os direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.

Postar um comentário