quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pendências

Caern termina esgotamento sanitário em Pendências

A Caern está concluindo o serviço de esgotamento sanitário do município de Pendências.

Projetado para atender uma população de 17 mil habitantes, a empresa está investindo 5 milhões de reais e a expectativa é de que o sistema deva entrar em operação em janeiro de 2011.

Com 95% das obras já executadas, a Caern está remetendo o projeto de reuso do esgoto tratado, ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), visando a concessão da licença ambiental. A exigência da licença é da Caixa Econômica Federal, agente financiador do projeto.

O projeto de reuso dos esgotos prevê a irrigação de uma área de 15 hectares com capim elefante. Após colhido, o capim será utilizado como fonte alternativa de energia, substituindo a lenha e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

A experiência é uma parceria da Caern, Petrobras Ambiental e a organização não governamental Carnaúba Viva. Participam ainda do programa a Associação Norteriograndense de Engenheiros Agrônomos (Anea-Rn), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Por Samuel Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.