sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto MOVA - Brasil já alfabetizou quase 23 mil pessoas no Rio Grande do Norte

Zacarias Felipe, alfabetizado pelo programa, conta sua experiência  

Ler uma frase na traseira de um caminhão. Reconhecer o nome do remédio receitado pelo médico. Essas são situações que para você que está lendo este texto provavelmente são corriqueiras, mas que representam uma grande conquista para as quase 23 mil pessoas, alfabetizadas pelo projeto MOVA - Brasil, realizado desde 2003 no Estado.
Zacarias Felipe da Silva foi uma das pessoas beneficiadas pelo projeto. No passado aluno, e, hoje parceiro, ele foi um dos participantes do I Encontro de Educandos do MOVA Brasil, realizado na última quinta-feira, 1º de setembro, no Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento discutiu os percursos, percalços e perspectivas do ensino de jovens e adultos no estado.
Percursos, percalços e perspectivas que também foram vivenciadas por Zacarias. “Tenho satisfação de fazer parte deste programa que mesmo com todas as dificuldades de estudar a noite, me ajudou a conquistar a alfabetização. Era muito difícil para mim, enquanto Presidente da Cooperativa de Agricultores de Girassol de Ceará - Mirim, ter que pedir às pessoas que lessem e escrevessem os documentos”, afirmou ele.
O debate que buscou encontrar formas de sanar as dificuldades vivenciadas por professores e alunos, contou com a participação do diretor de Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Mauro José da Silva que defendeu ser fundamental essa aproximação com o público-alvo do projeto. “Não basta que nós, que fazemos a política de educação de jovens e adultos no país, compreendamos a importância dela. É essencial que os próprios educandos compreendam o que estamos fazendo e que nos ajudem a construir essa política de educação”, afirmou.
Para Luiz Marine, coordenador pedagógico do projeto MOVA – Brasil, que esteve no evento representando o Instituto Paulo Freire (IPF), “a missão do evento é tentar diminuir a dívida da educação com a sociedade contribuindo com este projeto que tem o objetivo de alfabetizar, realizando o sonho de inúmeros brasileiros de saber ler”. O evento contou ainda com a participação de representantes da Secretária de Estado de Educação e Cultura (SEEC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), IFRN, secretários de educação de 12 municípios do estado, além de coordenadores e multiplicadores do projeto e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) que promove o projeto em parceria com a Petrobras e o Instituto Paulo Freire (IPF).

Sobre o projeto
Em 2011, participam desta etapa do projeto 4.552 alunos, registrados em 171 turmas divididas em 12 núcleos. Em Mossoró, são oferecidas nove turmas. Outros 34 municípios participam do projeto. São eles: Assu, Água Nova, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antonio Martins, Apodi, Areia Branca, Campo Grande, Caraúbas, Ceará-Mirim, Felipe Guerra, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Janduis, Jucurutu, Macaíba, Macau, Messias Targino, Mossoró, Natal, Parau, Patu, Pau dos ferros, Pendências, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, São Gonçalo do Amarante, São Rafael, Serra do mel, Severiano Melo, Triunfo Potiguar e Upanema.
Entre 2003 e 2010, o projeto alfabetizou 22.886 pessoas em todo o RN. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Petrobras no RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.