sexta-feira, 22 de maio de 2009

LULA LÁ, DE NOVO

Henrique Alves articula 3º mandato de Lula

Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press

Deputado diz que é preciso "partir para cima" com a proposta

Maior partido do Congresso, o PMDB engajou-se no cordão do terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um jantar oferecido à cúpula pelo líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves, na noite da última quarta-feira, apressou a tomada de posição.

O anfitrião é também o advogado da tese segundo a qual é preciso "partir para cima, para o terceiro mandato do Lula", nas palavras dele mesmo, reproduzidas ao Correio Braziliense/Diário de Natal.

Embora não falem por questão de pudor, os caciques do PMDB estão incomodados com a doença da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Escolhida por Lula para representar o PT na eleição presidencial do ano que vem, ela descobriu um tumor maligno no sistema linfático. Já o removeu. Mas sofre com a quimioterapia.

Pragmáticos, os políticos duvidam que ela vá ter saúde para enfrentar a campanha eleitoral. Acham que, sem ela, não há tempo hábil para forjar outro candidato. A solução mais fácil para todos manterem ou ampliarem o poder, dizem, é mudar a Constituição e permitir uma segunda reeleição ao presidente da República, aos governadores e aos prefeitos. Quanto aos sacrifícios para o PT, é algo factível. Tal política vem sendo defendida pelo próprio Lula e pelo ex-ministro José Dirceu, ainda hoje uma eminência parda entre os petistas. Lula está mais preocupado em não rifar Dilma do que em articular a seu próprio favor.

Em visita oficial a Pequim, declarou não discutir a hipótese do terceiro mandato. "Primeiro porque não tem terceiro mandato. Segundo, porque a Dilma está bem", insistiu.

(DN online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.