sábado, 20 de junho de 2009

Carnaubais

Projeto afasta 500 crianças do trabalho infantil

“Antes de entrar no projeto eu não tinha o que fazer, passava o dia na rua. Agora passo meu tempo fazendo o que gosto”. Aluno de artes plásticas.

“A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento (...). Eles têm direito ainda a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.

Os dois trechos, extraídos da Lei n° 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resume um pouco do trabalho que a Prefeitura de Carnaubais, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), vem intensificando nos últimos cinco meses.

O Projeto CUANDÚ, que reúne vários programas, vem proporcionando aos jovens da rede pública de ensino a inclusão social num trabalho que envolve também cultura e cidadania. As atividades são oferecidas em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

“Este é um dos projetos de sucesso na Erradicação do Trabalho Infantil, assegura o Secretário da Pasta, Júnior Benevides. Na sede do projeto, 500 jovens têm acesso a diversas atividades oferecidas no horário oposto ao escolar. As oficinas de música reúnem 21 crianças e adolescentes.

Ainda na área de produção cultural, o projeto envolve 17 jovens no grupo de dança, outros sete no grupo de flauta, e mais 14 em violão. Além dos grupos de teatro, 36 jovens vem sendo trabalhados nas artes plásticas. O professor Daniel Reis observa que existem crianças com grande potencial artístico.

Tele-centro digital

Uma das áreas de maior interesse dos jovens, sem dúvida, é a informática. È uma janela que se abre para o mundo.

Deste modo, o tele-centro do projecto Cuandu disponibiliza uma sala onde os alunos podem usufruir dos computadores ligados a internet.

Assim é possível aos jovens poderem realizar todo um trabalho educativo relacionado com as novas tecnologias, desde trabalhos escolares a pesquisas online, um "caminho" de acesso à informação e ao conhecimento.

O entusiasmo das crianças, contagiou o prefeito Luizinho que neste domingo, dia 21, vai inaugurar o Tele Centro Comunitário, que será administrado pela Secretaria da Educação do Município.

Cidadão Aprendiz

Proporcionar a capacitação de Jovens, através de um Programa de Formação Profissional que possibilite a inserção no mercado de Trabalho é o objetivo deste programa, sob responsabilidade do Conselho de Direito das Crianças e Adolescentes.

O Cidadão Aprendiz visa promover, através de oficinas de educação para o trabalho, à capacitação profissional de 100 jovens com idade entre 15 a 19 anos, para o exercício de atividade geradora de renda.

A Coordenadora do Projeto, Makillara Luana Ambrozio explica que a aceitação dos jovens é grande e ativa. “As crianças e os adolescentes participam bastante de todas as atividades oferecidas”. Conta.

Esporte e lazer

Na área do esporte são desenvolvidas diversas atividades em parceria com a Secretaria de Esportes e Eventos. Várias modalidades são praticadas. Atualmente, 30 jovens que fazem parte da equipe de futsal.

Para o prefeito Luizinho, o estímulo as diversas atividades artísticas, culturais e esportivas vêm fortalecendo o processo de socialização dos jovens atendidos pelo Cuandú.

“No tocante ao desenvolvimento social das crianças e adolescentes, a participação nas diversas atividades, têm favorecido a interação social do grupo e aumentando, significativamente, a auto-estima deles”, destaca.

Assessoria de Imprensa -Toni Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.