sexta-feira, 12 de junho de 2009

IV Encontro do Consórcio de Intergestores do Vale Unido

O G-8 se reuniu quarta feira (10) na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues. Presentes ao encontro os prefeitos Ivan Junior (Assu), presidente do consórcio, Luizinho (Pendências), vice-presidente, Eider Medeiros (Alto do Rodrigues), secretário, Titico ( Porto do Mangue), Leonardo (Ipanguassu), Jackson Bezerra (Afonso Bezerra) e Aluizio Farias (vice-prefeito de Macau), o Vice-prefeito Ednaldo Queiroz (Alto do Rodrigues), o ex-prefeito Geraldo Magela e a ex-prefeita Susana Melo (ambos de Alto do Rodrigues), Aldo Tinoco (ex-prefeito de Natal e engenheiro sanitarista), Zeca Abreu(diretor da Funasa no RN) e Agripino Neto (Sec.Est.Segurança).

Da esquerda para a direita: Prefeito Eider Medeiros e prefeito Ivan Junior

Presentes também os senhores juízes de direito Dr. José Riccardo Dabbar Arbex ( Comarca de Pendências/Alto do Rodrigues) e Dr. José Undário (Comarca de Assu), o senhor promotor Dr. Marconi (Assu), Tenente - coronel Eliezer Rodrigues, Capitão Alexandro, Primeiro - tenente Fábio Sandrine, Elias Nobre (delegado da Policia Civil), além de empresários, vereadores, professores, secretários e representantes da imprensa.

Dr.José Arbex (Juiz da Comarca de Pêndencias)

Ex-prefeita Susana Melo, entre o Vice Ednaldo E o Ex-prefeito Geraldo Magela

O encontro teve a finalidade de discutir os problemas relativos à segurança do Vale, cujo número de homicídios, assaltos e roubos vem aumentando nos últimos meses. O Coronel Marcondes Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar do RN, apontou o uso de drogas como um dos fatores no aumento da violência na região. O prefeito de Assu, Ivan Junior, destacou que a finalidade da reunião era a busca de soluções no combate a violência e o fortalecimento de ações junto aos governos estadual e federal nas áreas da saúde, educação e segurança. Segundo ele, essa onda de violência indica que tanto a família, a religião e a autoridade falharam e é preciso urgência no combate a esse mal tão presente na vida de todos. O prefeito Luizinho, de Carnaubais, falou do seu empenho na luta por um Vale mais unido e mais forte. “Sou Carnaubense, Varzense, Norte-riograndense, Nordestino, Brasileiro e Latino-americano, nessa ordem. E o resto é o resto”, concluiu.

O presidente da Câmara de Alto do Rodrigues, o vereador Antonio José, aproveitando o ensejo, cobrou uma sub-delegacia para o Distrito de Sítio São José. O prefeito Eider Medeiros se dispôs, imediatamente, a construir a delegacia e, em contra partida, que o estado aumente o efetivo em mais dois policiais para que os mesmos prestem serviço no distrito. O prefeito ressaltou ainda a importância da sub-delegacia devido ao funcionamento da Termo-Assu e do Baixo-Assu naquelas proximidades, sem falar do beneficio que trará à própria comunidade.

Dr. Marconi

O promotor Dr. Marconi (da Comarca de Assu) cobrou políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes a fim de prevenir a marginalidade. Ele comparou tais políticas públicas de prevenção com o trabalho da saúde pública, que trabalha com vacinas e outras medidas preventivas. Para o promotor, é muito mais fácil prevenir para evitar a marginalidade do que tentar erradicá-la depois.

Em Alto do Rodrigues, o prefeito Eider tem investido na segurança da cidade e o número de roubos e assaltos diminuiu bastante desde que ele assumiu a prefeitura. Essa semana chegaram duas motos falcon, 400 cc, para dar maior agilidade a policia no patrulhamento da cidade e dos distritos.

Primeira-dama Jackeline Medeiros

Tanto o prefeito Eider como a Primeira-dama Jackeline destacaram os programas sociais mantidos pela prefeitura de Alto do Rodrigues voltados para prevenção da marginalidade, tais como o Projeto Despertar (em parceria com a Petrobras), uma escola de música (projeto desenvolvido através da Secretária de Ação Social, com o objetivo de criar uma filarmônica e que já conta com mais de 200 jovens escritos), e o CRAS, cujo objetivo é dar assistência não só ao idoso e a gestante, mas também a crianças e adolescentes.

Na área de esporte, a prefeitura mantém dois treinadores por tempo integral (um no futebol de salão e outro nas mais diversas modalidades, como vôlei de quadra, vôlei de areia, entre outras), além do incentivo ao principal time da cidade – o Arec – patrocinando sua participação nos principais campeonatos.

Entre as medidas sugeridas no encontro está a retomada, em Assu, do Projeto Cosme e Damião, com dois policiais em pontos estratégicos fazendo a vigilância da cidade. Possivelmente, as outras cidades do Vale também implantarão tal medida.

FONTE: http://blogdoalto.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.