segunda-feira, 29 de junho de 2009

Itajá comemora 17 anos de emancipação política

Itajá comemorou sexta (26) seu 17º aniversário de emancipação política. A data será comemorada com uma série de eventos que inclui hasteamento da bandeira, bingo, missa e culto em ação de graças, campeonato e olimpíadas e shows musicais.

Apesar de todas as dificuldades originadas pela crise financeira, o prefeito Gilberto Eliomar Lopes, conseguiu obter resultados positivos junto ao Governo Federal, através do Ministério do Turismo para a realização do maior evento junino que o poder publico de Itajá realizou. A 1ª edição do Itajá Festeiro, acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de julho, no pavilhão São Vicente Férrer com as bandas Graffith, Forrózão Pode Balançar, Sirano e Sirino, Forró do Bom e Kátia Cilene, Swing do Brasil e Kinho Araújo e Baby Mel.

História – Desmembrado de Ipanguaçu, o município do Itajá foi criado pela Lei nº. 6.299, de 26 de junho de 1992, com sede na cidade do mesmo nome. O projeto de lei da emancipação política do Itajá foi conduzido pelo então deputado estadual Elias Fernandes, que contou com a aprovação de 23 deputados, dos que compõem a Assembléia Legislativa do Estado. O único voto contra a emancipação política do Itajá, foi do ex-deputado estadual Júnior Souto, do Partido dos Trabalhadores – PT.

A primeira eleição para constituição dos cargos municipais se deu no dia 03 de outubro de 1996. Os concorrentes para os cargos de prefeito de vice- prefeito foram Gilberto Eliomar Lopes e José Valdeci de Melo (Partido da Frente Popular – PFL), da coligação Trabalho e Ação e do outro lado Hélio Santiago Lopes (PSDB) e José ferreira da Silva (PMDB), da coligação A Confiança do Povo.

Com um total de 2.291 votos e uma maioria de 754, Gilberto Eliomar Lopes (atual prefeito) e José Valdeci de Melo passaram a governar o município no dia1º de janeiro de 1997, como primeiro prefeito constitucional, vice-prefeito e seus 9 (nove) vereadores.

Assim foi empossada a 1ª composição político-administrativa para dirigir os destinos do município do Itajá, no quadriênio de1997-2000.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 de Junho de 2009 – Sexta-feira

07h – Hasteamento das Bandeiras - Prefeitura Municipal de Itajá)

15h – Bingo de Aniversário - Pavilhão São Vicente Férrer

Dia 27 de Junho de 2009 – Sábado

19h – Missa em Ação de Graças-- Igreja São Vicente Férrer

Dia 28 de Junho de 2009 – Domingo

08h – Torneio de Futsal - Ginásio Poliesportivo Gilson Lopes

19h – Culto em Ação de Graças - Igreja Assembléia de Deus

Dia 29 de Junho de 2009 – Segunda

08h – Olimpíadas Estudantis com Escolas Municipais e Estadua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.