sábado, 21 de maio de 2011

Detran e Tributação param 2ª feira

A próxima semana começará ainda mais complicada para a população potiguar e para administração estadual. Outras duas categorias, os servidores do Detran e da Secretaria Estadual de Tributação, anunciaram que irão paralisar os serviços prestados à população por tempo indeterminado. A decisão eleva para quatro o número de setores da administração estadual que estarão em greve na segunda-feira (23). Cumprimento do plano de cargos é  a  reivindicação comum.
As paralisações dos professores da rede estadual de ensino, deflagrada desde o dia 2 de maio, e dos policiais civis e escrivães, iniciada na terça-feira passada, estão mantidas. A partir de agora, o Governo do Estado terá que arranjar mais fatias no orçamento para tentar negociar unificadamente com as classes paralisadas.
Na quinta-feira passada, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, descartou que o Executivo negocie com qualquer categoria  isoladamente. “Não podemos negociar fatiando a administração pública, porque o funcionalismo é um só”, disse a reportagem

Detran


Quem deixou para emplacar o carro ou renovar a carteira de habilitação para a próxima semana não poderá fazê-lo a partir de segunda-feira. Os 260 servidores do Detran no estado, cerca de 150 em Natal, estarão parcialmente paralisados devido a busca de direitos e a negociação com o governo.
A categoria cobra, além de melhorias salarias, melhores condições de trabalho, como aquisição de equipamentos de segurança e aparelhos que otimizem o serviço. O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai/RN), Santino Arruda, mostrou outro ponto de pauta da greve. “O concurso realizado em dezembro passado, quando foram aprovadas 285 pessoas, ainda não foi homologado e a situação relativa à quantidade de servidores está caótica”, disse.
O outro ponto dos servidores do Detran é comum às demais categorias paralisadas ou que ameaçam greve: o cumprimento do plano de cargos prometido para março. “Realizamos assembléia no mês de março e decidimos aguardar o Governo. Mas já estamos chegando ao final de maio e não houve nenhuma comunicação. Quando surgirá alguma proposta?”, protestou Arruda.
De acordo com o sindicalista, os trabalhadores do departamento de trânsito passaram 10 anos sem reajuste salarial e no ano passado foi aprovado o plano de cargos depois de três greves realizadas no ano de 2006, 2008 e 2009. “Ocorre uma média de 300 processos de emplacamento por dia. O serviço só não irá parar completamente devido aos funcionários com cargos comissionados”, afirmou.
Tributação

Ontem, foi o último dia de trabalho  dos técnicos da Secretaria Estadual de Tributação, que também reivindica o plano de cargos. O técnico João Luís Pereira Pinto faz parte do comado de greve e disse que a categoria é uma das 14 que estão à espera da implantação do 70% restantes do plano de carreira que foi aprovado em 2010. “Não vão funcionar digitação de documentos, emissão e saída de notas fiscais, a área de informática e o protocolo”, avisou ele, a respeito da decisão tomada pelo pessoal administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.