terça-feira, 5 de outubro de 2010

Justiça aceita denúncia contra Tiririca por suspeita de analfabetismo






TIRIRICA CHEGA PARA VOTAR


Do G1 SP
 A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou denúncia nesta segunda-feira (4) contra Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o palhaço Tiririca, eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal - o mais votado do país - nestas eleições, pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT /PRB/PC do B/PT do B).


A prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal, segundo nota do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira.


Após votação recorde em SP, Tiririca viaja para o Ceará para descansarJustiça Eleitoral não recebe denúncia contra TiriricaEm sua sentença, o juiz considera que "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". De acordo com o TRE, Tiririca tem 10 dias para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever.




Tiririca chega em aeroporto de Fortaleza (Foto:


Reprodução/TV Globo)


Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral para apuração de crime eleitoral, tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento ainda será analisado pelo juiz relator. Tiririca é filiado ao Partido da República (PR).


O G1 tentou entrar em contato com o candidato eleito a deputado federal, mas não conseguiu localizá-lo.


A denúncia de suspeita de analfabetismo foi recebida como complementação a uma outra, recebida em 22 de setembro pelo TRE, por omissão da declaração de bens no pedido de registro e oferecida pelo MPE, baseada no art. 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de 5 a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.


O art. 350  prevê como crime eleitoral “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”

Imprensa estrangeira destaca a eleição de um palhaço para o Congresso

O Brasil elegeu um palhaço para seu Congresso. É assim que o canal Euronews e vários outros meios de comunicação no exterior apresentaram os 1,3 milhão de votos recebidos por Tiririca nas eleições para deputado ontem. A vitória do candidato foi notícia no exterior, com repercussão em agências como a Dow Jones, BBC, CBS, jornais sul-africanos e a Rádio Pública Nacional, dos Estados Unidos.


O canal Euronews, que pode ser visto em toda a Europa e em diversas línguas, foi o mais enfático. “Eleitores em todo o mundo se queixam de ter palhaços como políticos. Mas os brasileiros abraçaram a ideia, enviando um palhaço de verdade ao Congresso, com mais votos que qualquer outro candidato”, afirmou o canal europeu. Para a CBS, os brasileiros elegeram um “palhaço não-metafórico”, Francisco Everardo Oliveira Silva.


Tiririca foi traduzido em inglês para “grumpy” e muitos dos jornais que publicaram a história sobre o candidato brasileiro indicaram que ele foi suspeito de ser analfabeto. Já o jornal The Star, da África do Sul, apontou que os brasileiros foram às urnas no fim de semana para escolher seus “governadores, senadores e um palhaço ao Congresso”.


Segundo o jornal, a campanha de Tiririca chamou a atenção de eleitores decepcionados com a política. Mas a imprensa estrangeira indicou que a candidatura não seria apenas um “ato inocente” de um indivíduo. Para as agências de notícia, o palhaço foi bem financiado e seus votos ajudariam a eleger outros políticos de sua coalizão


Um comentário:

  1. Boa tarde! é engraçado quando os politicos nos faz de palaço a justiça não ver, quando os mesmos forja documentos sonega impostos, almenta idades,decla rendas mentirosas tudo pode e ninguém é cassado, quando um palhaço de verdade entra pra competir é descriminado? porque? porque esta falando a verdade brincando? os politicos sempre foi os mesmo, hoje a nação brasileira tem seu direito de escolha e não é valído? porque deu um banho de votos nestes almofadinhas? dale TIRIRICA quando ele se candidatou não tinha regras não para ser candidato ao cargo? as regras só apareceram depois de eleito é acharam que ele não ganhava hem? enganou (PARABÉNS TIRIRICA SÓ TE PEÇO QUE VAR ASSUMIR DE TIRIRICA FOI COM ELE QUE VOCE GANHOU UM ABRAÇO E DEUS TE ABENÇOE)

    ResponderExcluir

Confira postagens antigas.