sábado, 9 de outubro de 2010

FORÇAS DE OPOSIÇÃO COMEMORAM RESULTADO DE ELEIÇÃO COMO “PRÉVIA” DA DISPUTA DE 2012

ALTO DO RODRIGUES – O desempenho da senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) na sucessão estadual, particularmente no âmbito do município de Alto do Rodrigues, região do Vale do Açu, está sendo interpretado nas hostes de oposição como uma espécie de prenúncio do que ocorrerá quando da sucessão municipal de 2012. A leitura é que a vitória da senadora do DEM espelha a liderança do ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho (DEM), citado como virtual candidato a um quarto mandato na chefia do Executivo em 2012.
A candidata democrata contabilizou 4.183 votos contra 2.822 obtidos pelo governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB), apoiado pelo principal oponente do ex-prefeito Abelardo Rodrigues: o prefeito Eider Assis de Medeiros (PMDB). A análise dos seguidores do ex-prefeito é que os números conquistados pela senadora em Alto do Rodrigues refletem a liderança incontestável do líder do DEM e, pelo menos teoricamente, fortalecem seu propósito de concorrer no pleito municipal vindouro.
Entretanto, o argumento dos aliados do ex-prefeito está sendo alvo de contestação por parte de correligionários do atual mandatário municipal. Partidários de Eider Medeiros contrapõem a versão de que a votação de Rosalba Ciarlini serve de parâmetro para medir quem se saiu vitorioso, no contexto paroquial, no que tange à disputa sucessória estadual. Ponderam que o resultado favorável pró-Rosalba já exibia uma tendência que se espalhou por todo o Estado. Os partidários do líder do PMDB consideram mais lógico que o balizamento sobre quem realmente foi vencedor do processo eleitoral seja os votos verificados na eleição proporcional.
COMPARAÇÃO
Neste quesito, os nomes apoiados pelo prefeito Eider Medeiros se colocaram nas primeiras posições. O candidato à Câmara Federal respaldado pelo chefe do Executivo, o deputado reeleito Henrique Eduardo Alves (PMDB), somou 2.572 votos, enquanto que o postulante apoiado pelo ex-prefeito Abelardo Rodrigues, o deputado federal reeleito Felipe Maia (DEM), foi votado por 2.112 eleitores alto-rodriguenses. Na concorrência à Assembleia Legislativa, o candidato do prefeito, Gustavo Fernandes (PMDB), registrou 1.762 votos, enquanto que o candidato apoiado por Abelardo Rodrigues, o deputado estadual reeleito Ricardo Motta (PMN), recebeu 1.107 votos.

Fonte: Jornal O Mossoroense  (Link ao lado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.