sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra na lista das cidades do Vale que apresentam risco muito alto da dengue

A Coordenadora Estadual do Programa de Combate a Dengue, Kristiane Fialho, e a Subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, apresentaram o mapa de vulnerabilidade do Rio Grande do Norte para a transmissão do vírus da dengue em 2011.
A elaboração do mapa utilizou os critérios de incidência de dengue de 2000 a 2010, Índice de Infestação Predial (IIP), Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) e densidade populacional.
Ao comentar sobre o papel do estado no combate à doença, Juliana Araújo disse que a dengue não é somente um problema de saúde pública, mas envolve também a limpeza da cidade, com uma coleta de lixo eficiente, além da educação e conscientização da população.
A coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Kristiane Fialho, destacou que dos 20 municípios prioritários no combate a dengue, duas cidades podem ser tomadas como exemplo na prevenção da doença: Açu, que apresenta risco moderado e Apodi, que não apresenta risco de epidemia de dengue.
Em 2010 foram registrados 8.468 casos de dengue no RN, com 16 óbitos. Os tipos do vírus que circulam no estado atualmente são o 1 e 2, ainda sem registro de casos do tipo 4.
Veja a lista dos municípios do Vale do Açu e a sua classificação:
RISCO MUITO ALTO
1.      Alto do Rodrigues
2.      Afonso Bezerra
RISCO ALTO
1.      Macau
RISCO MODERADO
1.      Pendências
2.      Assu
3.      Porto do Mangue
RISCO BAIXO
1.      Itajá
2.      São Rafael
3.      Ipanguaçu
4.      Carnaubais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.