sábado, 22 de outubro de 2011

Baleia Jubarte é resgatada após três dias em praia do RN


Uma nova tentativa de remover a baleia da espécie Jubarte que estava encalhada desde a última quinta-feira na praia de Upanema foi realizada com sucesso por volta das 12h deste sábado. A baleia de 10 metros e pesando 20 toneladas foi resgatada com a participação de voluntários, técnicos ambientais, bombeiros além de um barco rebocador.

O resgate teve início por volta das 11h, momento em que a maré estava em alta. A baleia já foi removida para cerca de 500 metros da areia.

 “Essa foi a primeira vez que um animal dessa espécie encalhou nessa praia”, explicou a bióloga Bernadete Fragoso, responsável pelo Projeto de Cetáceos da Costa Branca da Uern. Ainda de acordo com ela essa espécie vive geralmente na região dos pólos e durante o inverno procuram as águas tropicais, sobretudo para a reprodução.


Biólogos e voluntários continuam tentando salvar baleia encalhada na praia de Areia Branca


Baleia da espécia Jubarte, encalhou na praia de Upanema na última Quinta-feira (20)

O drama da baleia da espécie jubarte, presa em um banco de areia a mais de 48h, na praia de Upanema, no município de Areia Branca, tem mobilizado toda população, incluindo empresários do ramo de sal da região.

Na tarde de ontem, os trabalhos na tentativa de rebocar o mamífero para águas mais profundas, deu algum resultado positivo, porém a equipe que está à frente nesse trabalho difícil e incansável, teve que interromper por hoje, devido o cabo de sustentação, que está ligado a um rebocador, ter se partido, inviabilizando o trabalho de desencalhe do animal.


A equipe conseguiu arrastar o animal marinho por alguns metros, tirando um pouco da orla da praia. Alguns Moradores da região estão acampados junto com os biólogos que estão nesse trabalho desde a manhã de quinta-feira (20). “Quando a maré está seca, o trabalho para a hidratação do animal está sendo feita com baldes e panos molhados”. Informou Victor Hugo, morador de Areia Branca que está ajudando no local junto com outras pessoas da região.

Uma veterinária está acompanhando de perto o estado de saúde do animal, que está sendo alimentado com soro através de uma sonda na boca da baleia.


A baleia está presa por cabos através de duas ancoras, para evitar que as ondas levem o animal para a praia. Um empresário local do ramo de sal cedeu uma máquina do tipo retroescavadeira, para criar um canal na parte da frente, utilizando a força dos rebocadores e a maré cheia, em mais uma tentativa de rebocar o animal para águas mais seguras.


Segundo biólogos no local, o mamífero está ativo, balançando a calda dando pancadas na água, demonstrando sinal de que ainda tem forças para lutar pela sobrevivência.


Voluntários

Biólogos precisam de voluntariados no local dispostos a ajudar junto nessa quarta tentativa de desencalhe. As pessoas podem se apresentar no local, usando roupas apropriadas para banhos. Serão necessários cerca de 40 voluntários para segurar cabos, e auxiliar no local na escavação para abrir passagem para o animal.
 
Fonte> Ismael Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.