quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bióloga diz que resgate e remoção da baleia para zonas mais profundas pode demorar

BI[OLOGA BERNADETE FRAGOSO, DO PROJETO CETÁCEOS DA COSTA BRANCABióloga Bernadete Fragoso prestou esclarecimentos sobre a situação do animal 
Por volta das 15h, a bióloga Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca, concedeu uma entrevista aos profissionais do rádio e da TV e aos blogueiros que cobrem a agonia da baleia jubarte encalhada na costa da praia de Upanema.
Segundo Ela, a operação desencadeada para desencalhar a baleia poderá ser demorada. “Numa situação como essa, o resgate e remoção do animal para zonas mais profundas pode demorar até três dias”, disse.
De acordo com Bernadete Fragoso, a baleia medindo cerca de 10 metros e pesando em torno de 2 toneladas, não apresenta ferimentos, apenas sinais de cansaço. Ela não soube precisar o sexo nem idade do animal, mas calcula que seja entre filhote e adulto.
Segundo ainda, Bernadete Fragoso, é comum esse tipo de situação no litoral do Rio Grande do Norte. Ela lembrou que como o animal é muito pesado, é preciso muito cuidado, pois qualquer movimento pode quebrar os ossos e machucar órgãos, por isso, não pode ser empurrado de volta ao mar.
BALEIA AREIA BRANCA RECLAMAÇÃO Bióloga reclamou da aproximação das pessoas do animal (Foto: Afrânio Mesquita)
Segundo os biólogos, a situação é complicada. A alternativa será a Capitania dos Portos liberar uma embarcação de grande porte, no caso um rebocador, para fazer uma nova tentativa de resgate do animal.
Essa operação está prevista para depois das 18h, com a maré alta. Até lá, os biólogos disseram que iriam passar pomada no animal e cuidar para o mesmo não se desidratar. Inclusive pescadores locais doaram lençóis para proteger o animal dos raios solares. 


Último encalhe de baleia grande no litoral de Areia Branca ocorreu no ano de 2009

BALEIA EM PONTA DO MELRestos de uma baleia que encalhou em Ponta do Mel em 2009
 
Um dos últimos encalhe de baleia no litoral de Areia Branca havia ocorrido em fevereiro de 2009, na praia de Ponta do Mel. Naquele ano pescadores e moradores da vila-praia se depararam com uma baleia medindo cerca de 11 metros, já morta e em avançado estado de putrefação.
Mas nas praias do município é constante a presença animais marinhos, principalmente peixe-boi e tartarugas marinhas. 

ELA VOLTOU!!! 
Foto ilustrativa

Caminhando pelas ruas da cidade hoje, vi a casa lotérica de Alto do Rodrigues  com sua portas abertas ao público depois de vários meses fechada.
  Com isso a população altorodriguense é quem ganha, pois muitos estavam indo as cidades mas próximas como Pendências e Carnaubais.
Até o momento não se sabe quem são os novos proprietários da lotérica ou se ainda continuam os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.