sábado, 22 de outubro de 2011

Mais de cinco milhões de estudantes são esperados para este primeiro dia de Enem

Neste fim de semana, 5,3 milhões de candidatos são esperados em 14 mil locais de prova para a 14ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, criada em 1998, ganhou importância nos últimos anos ao se tornar pré-requisito para os interessados em bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ganhou ainda mais peso em 2009, quando passou a substituir o vestibular de boa parte das instituições públicas de ensino superior.
Hoje (22), os candidatos responderão a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Os portões de acesso vão ser abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e os participantes devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão.


George Soares é homenageado em Areia Branca

A Câmara Municipal de Areia Branca concedeu o título de cidadão areiabranquense ao deputado estadual George Soares. 
A solenidade de entrega ocorreu no Clube Ivipanim e teve a presença dos deputados estaduais Dibson Nasser e Leonardo Nogueira, o prefeito Manoel Cunha Neto, conhecido como Souza, e outras autoridades. 
O título foi uma propositura do vereador Alderi Batista (PPS) que está em seu quinto mandato. Para George Soares a iniciativa só aumenta seu compromisso com Areia Branca. ”Sinto-me emocionado em receber esse título de filho de Areia Branca e que isso só aumenta minha responsabilidade com o município”, disse o deputado estadual em seu discurso.


Areia Branca, paraíso terrestre, completa 84 anos de emancipação política, neste sábado

AREIA_BRANCA_TIROL[3]Areia Branca e seu efervescente comércio de navegação nos tempos áureos
Areia Branca está completando neste sábado, 22, feriado municipal, 84 anos de emancipação política e administrativa. Entre as muitas peculiaridades, destacam-se as suas potencialidades turísticas e econômicas. Além do petróleo, o município é um dos maiores produtores de sal marinho do Brasil. Sobre a sua origem, os registros históricos contam que vários colonos pescadores decidiram se estabelecer na região chamada Areias Brancas, na ilha de Maritacaca nos idos de 1860.
AREIA BRANCA PARAÍSOVista de cima, Areia Branca mais parece uma pintura em tela, mistura de cores e geografia perfeita
Durante a guerra do Paraguai, de 1865 a 1870, Areias Brancas serviu de refúgio para os que fugiram do recrutamento militar enviados para ali por Francisco Gomes da Silva, o "Chiquinho Gomes da Barra", residente na Barra do Mossoró.
Vila-praia de Ponta do Mel vista de uma maneira diferente. Bela e emblemática
Quem primeiro construiu casa de tijolo nas Areias Brancas foi Gorgônio Ferreira de Carvalho, no ano de 1867. Algum tempo depois, em 1873, foi construída a primeira escola e a capela de Nossa Senhora da Conceição que permaneceu de pé até o ano de 1877. Em 1885, após oito anos da demolição a capela foi reconstituída pelos fiéis.
AREIA BRANCA CRISTÓVÃOMais para cenário mitológico, difícil imaginar que esse paraíso fica em São Cristóvão 
Em 1872, Areias Brancas era distrito de Mossoró, com a denominação de Areia Branca. No ano de 1892, através do Decreto Estadual nº 10, de 16 de fevereiro, Areia Branca foi desmembrado de Mossoró e elevado à condição de município.
AREIA BRANCA DUNASA natureza caprichosa presenteou o litoral com esse visual belíssimo
Há controvérsias sobre a data correta da emancipação política do município, que é comemorada em 22 de outubro. Segundo alguns pesquisadores, o correto seria festejar o aniversário da cidade a partir de 16 de fevereiro de 1892 e não a partir de 22 de outubro de 1927.
AREIA BRANCA QUADRO TOINHOAcredite: este é um quadro do artista plástico Toinho Tavernard, que reside na praia de Upanema. Aqui, ele retrata a produção artesal do sal marinho numa salina de Areia Branca
De uma forma ou de outra, Areia Branca é um município próspero que vem se destacando como uma das promessas turísticas da região da Costa Branca. Seu potencial nesse aspecto é riquíssimo. Possui cerca de 42 quilômetros de litoral, onde se estendem praias belíssimas como Ponta do Mel (que virou cenário cinematográfico), São Cristóvão, Redonda (a maior ainda semi-virgem), Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema, Praia do Meio e Pontal.
AREIA-BRANCA SALPorto-Ilha, único no gênero, na América Latina
A economia é movida pela pesca, produção petrolífera, sal marinho e um arrojado setor de navegação, que basicamente é voltada para a transferência de sal a granel para o Porto-Ilha, o terminal salineiro construído em alto-mar na década de 70, que se constitui no orgulho da engenharia moderna.
Parabéns a esta bela cidade de pessoas ordeira e hospitaleira. Terra de tantos talentos e de muitos encantos. 

Blog Costa Branca News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.