terça-feira, 8 de novembro de 2011




Agricultores familiares mostrarão as delícias do caju durante festa em Serra do Mel

CAJU1Pratos deliciosos à base de castanha e caju serão comercializados durante a festa
Que tal experimentar uma pizza feita com carne de caju? Ou então uma omelete, um saboroso escondidinho ou um pedaço de rapadura preparados com a fruta? Essas e outras receitas foram ensinadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte ( Emater-RN) durante os cursos "Processamento do Pedúnculo do Caju" e "Fabricação de Cajuína e Delícias do Caju", no município da Serra do Mel, realizados entre os dias 24 e 28 de outubro. Dentro dos ensinamentos, foram repassados conteúdos acerca das “Boas Práticas de Fabricação”.
As aulas foram ministradas para um grupo de 25 agricultores e agricultoras familiares, pela manhã e à tarde, no núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), localizado na Vila Brasília, próximo à Prefeitura de Serra do Mel. As oficinas prepararam os alunos para a 33ª Festa do Caju, que será realizada de 24 a 26 deste mês.
Os agricultores familiares aprenderam na prática as receitas, algumas inusitadas, porém simples, práticas e que utilizam ingredientes de fácil acesso. Com o aprendizado, elas poderão produzir e comercializar os pratos durante o evento deste mês e garantindo mais renda para a família.
As responsáveis pelas aulas foram as extensionistas rurais da Emater-RN, engenheira agrônoma Neide Alcântara e nutricionista Leila Paiva.
Veja algumas receitas que serão ensinadas:
Doces: bolo, doce em pasta e em calda, mousse, rapadura, pão doce, pudim, drinks.
Salgadas: hambúrguer, omelete, pastel, pizza, paçoca, escondidinho, coxinha, arroz com fibra de caju, arroz oriental de caju, moqueca. (Com informações da jornalista Luciana de Oliveira / Emater-RN). 



Mossoró

Ponte Jerônimo Rosado está liberada para tráfego


A ponte Jerônimo Rosado, que liga o centro da cidade ao Alto de São Manoel, foi liberada para o tráfego de veículos na tarde desta segunda-feira, 07, por volta das 13h30. A interdição aconteceu em virtude de obras realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), para substituição do coletor central do sistema de esgotamento sanitário da região.

De acordo com Jaime Balderrama, gerente do Trânsito, apenas um trecho da ponte foi liberado. A obra continua na avenida e, em breve, outras adequações serão feitas no trânsito para o prosseguimento.

“Conversamos com a construtora responsável para agilizar os reparos próximos a ponte, para que o bloqueio durasse o menor tempo possível. Conforme o avanço da obra veremos quais serão as novas intervenções. A população será avisada com antecedência”, afirma Jaime.

O gerente informa que os ônibus voltam a utilizar a ponte para chegar ao Alto de São Manoel. Porém, os passageiros deverão se concentrar no cruzamento das ruas Getúlio Vargas e Alfredo Fernandes, próximo a loja Sport Magia. Esse será o ponto para o transporte coletivo.

“Pedimos a paciência e compreensão da população, no sentido de procurar caminhos alternativos para evitarmos mais transtornos naquela localidade próxima à obra. A Prefeitura está dialogando com a CAERN e a empresa construtora para minimizarmos ao máximo os incômodos aos moradores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.