sexta-feira, 29 de abril de 2011

Barragem já está sangrando com 3cm

Image and video hosting by TinyPic

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na cidade de Itajá, na região central potiguar, sangrou na manhã desta sexta-feira (29). Por volta das 11h30, a barragem transbordou. Por enquanto, o nível de água ainda não provocou prejuízos à população, mas é possível que o aumento do nível do rio Piranhas inunde algumas residências da região da Várzea do Vale do Assu.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi construída pelo Dnocs, e é o segundo maior reservatório de água construído no Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Está localizada no Rio Piranhas (também chamado Rio Assu), 6 km a montante da cidade de Assu.
 

Image and video hosting by TinyPic
Fotos tiradas hoje!
Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic


Image and video hosting by TinyPic


Image and video hosting by TinyPic

Nota:
Açude Medobim em Assu falta 2 metros para o sangramento.

Prefeitura de Ipanguaçu consegue autorização emergencial do governo para limpar leito do rio Pataxó em área de preservação ambiental

Águas já desabrigaram quase 60 famílias e isolaram 11 comunidades

A prefeitura de Ipanguaçu conseguiu no início da tarde de hoje (28) junto ao governo do Estado, em caráter emergencial, permissão para, enfim, realizar a limpeza de trecho do Rio Pataxó localizado em propriedade particular e em área de preservação ambiental. O prefeito Leonardo Oliveira recebeu o ofício com a autorização através de fax, após contatos com assessores do secretário estadual de Recursos Hídricos, o vice-governador Robinson Faria, e com a direção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

No entanto, a autorização não garante que o serviço será realizado de imediato. O acúmulo de água na área talvez impossibilite a realização do trabalho neste momento. “Vamos avaliar com os técnicos do Idema se essa limpeza poderá ser feita agora. Do contrário, provavelmente teremos que aguardar até o final do período chuvoso”, afirmou o prefeito de Ipanguaçu.

A liberação do Idema ocorreu em um dia tenso em Ipanguaçu. Cansada de esperar os tramites burocráticos para a limpeza do trecho em questão do Rio Pataxó, parte da população do município, especialmente agricultores, resolveu protestar e fechou com troncos e pneus em chamas os acessos ao município na rodovia RN-118. Durante boa parte da manhã ninguém entrou ou saiu de carro de Ipanguaçu.



Formou-se na estrada uma longa fila. A polícia chegou rapidamente ao local, mas o movimento foi pacífico, não havendo registros de confusões ou prisões. O protesto só chegou ao fim quando o prefeito anunciou aos agricultores que havia recebido a autorização do IDEMA. “Esses agricultores tiveram diversos prejuízos causados pelas enchentes dos últimos anos. Alguns já amargam prejuízos por conta de alagamentos ocorridos esta semana, e acreditam que eles decorreram em função da não limpeza desse trecho do rio”, explicou o prefeito Leonardo Oliveira.

“Há anos que tentamos obter essa autorização junto ao governo do Estado. Em 2009 só nos foi autorizado limpar o trecho do Rio Pataxó que vai da comunidade Itú até a cerca de uma empresa. Realizamos essa limpeza dentro dos limites do orçamento da prefeitura e, nesse trecho, a água ainda não transbordou. Como a área não autorizada à época é de preservação ambiental, se mexêssemos na vegetação estaríamos cometendo um crime inafiançável”, completou o prefeito.

Limpeza do Pataxó é medida paliativa
Apesar de acalmar os ânimos dos agricultores ipanguaçuenses, a limpeza do Rio Pataxó é apenas uma medida paliativa. Mesmo que fosse realizada hoje, a cidade ainda continuarua correndo riscos de ser inundada caso o Rio Assú venha a transbordar. Como a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves pode acontecer a qualquer momento – o reservatório armazena hoje mais de 99% de sua capacidade – o risco de que o quadro atual se agrave nos próximos dias existe.


“Essa situação de ameaça à Ipanguaçu, que existe há várias décadas, só se resolverá definitivamente com a macrodrenagem do Rio Pataxó e a implantação de um dique no Rio Assú. Do contrário, só poderemos amenizar com realizações como a limpeza e a construção de desvios, como a parede que fizemos com recursos próprios e que desvia mais de 90% das águas do Pataxó que tentam invadir Ipanguaçu”, afirmou Leonardo Oliveira.

De acordo com informações da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social de Ipanguaçu, as águas já desabrigaram aproximadamente 56 famílias e isolaram 11 comunidades: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas e Deus nos Guie.



A prefeitura e a Defesa Civil estão realizando a retirada dos móveis e demais pertences dessas famílias das casas invadidas pelas águas. A maioria preferiu se abrigar em casas de parentes. Até o início desta tarde pouco mais de 10 famílias estavam em abrigos municipais. “Todas as famílias estão recebendo assistência da prefeitura e da Defesa Civil, benefícios que vão de cestas básicas à assistência de saúde, por exemplo. Além disso, disponibilizamos canoas para o transporte em todas as comunidades isoladas. Estamos preparados para servir à população da melhor forma possível”, disse o presidente da Defesa Civil do município, Beto Rocha.





Texto/Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipanguaçu



O mundo parou para ver o casamento de Kate e William
 

Sexta-feira, 29 de abril de 2011, o mundo parou para ver o 
 
Príncipe William se casar com Kate Middleton. Em Londres, 
 
a multidão se aglomerou em volta da Abadia de Westminster, 
 
onde aconteceu a cerimônia, e do Palácio de Buckingham, 
 
onde os recém-casados trocaram o primeiro beijo. Mais de 2 
 
bilhões de pessoas acompanharam o evento pela TV e pela 
 
internet. iG Gente acompanhou cada passo do casal.

Os noivos, que participaram de um almoço no Palácio de Buckingham oferecido pela Rainha à família e amigos pessoais do casal, deixaram o local para descansarem antes do jantar oficial. Eles ficam no Palácio Saint James até as 15 horas, quando partem para o jantar privado promovido pelo pai do noivo, Charles. Cerca de 300 convidados participarão do baile realizado em seguida, animado por shows de DJs e da cantora Ellie Goulding.



Aula de Educação Física acaba em tragédia no município de Canpo Grande


Um Fato lamentável aconteceu na manhã desta quinta feira (28 de abril de 2011), na cidade de Campo Grande,uma verdadeira tragédia, que acabou resultando na morte da garotinha Aline Genicelly (11 anos de idade), aluna da Escola Estadual Professor Adrião Melo. O fato ocorreu por volta das 7h da manhã, na Barragem de Pepêta, durante um rápido banho realizado após as atividades de Educação Física, a criança acabou se afogando e veio a óbito instantes depois. O corpo de Aline foi encontrado por populares que chegaram ao local momentos depois do ocorrido. Até a chegada do ITEP o movimento foi intenso no local.

Os policiais da 3º Companhia de Polícia Militar também se fizeram presentes, e ajudaram a controlar o movimento. O momento é de grande tristeza na cidade, além da perda de uma menina adorável, também é de extrema preocupação toda a situação que se estabeleceu em virtude deste triste acontecimento. Vale salientar que todas as Escolas do Município estão com as atividades suspensas.

Fonte: http://www.ocamera2.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.