sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reunião do JAP ontem trouxe o assunto Ministros e Secretários

O JAP Juventude Politizada de Alto do Rodrigues, em sua reunião ontem(28) na câmara municipal, abordaram o tema: Ministros e secretários.

Segundo a presidenta do grupo Yunara Mendonça, foram enviados vários ofícios aos secretários municípais de nossa cidade
e os mesmos não compareceram a reunião.

 Foram convidados os secretários de: Governo,Educação,Obras,Comunicação e da Assistencia social.

Em contato com o blog a presidenta falou que era uma pena nenhum dos secretários terem participados, pois seria uma boa oportunidade de cada jovem presentes a reunião terem de conhecerem como funciona as secretárias municípais.

A reunião proseguiu e Yunara Mendonça ministrou uma ótima palestra confira...

Ministros e Secretários

O que é ministério?

 
O conjunto dos ministros de Estado que constituem um gabinete governativo. 2 Parte da administração dos negócios do Estado, atribuída a cada ministro. 3 Edifício e repartições em que funciona esse serviço público. 4 O tempo em que um ministro ou o corpo ministerial está encarregado de dirigir os negócios públicos. 5 Cargo, função. 6 O exercício de um cargo, de uma função. 7 Ocupação, ofício, profissão manual

O que faz os ministros?
No Brasil, o ministro é um membro do Poder Executivo, geralmente nomeado pelo Presidente da República, quando este inicia o seu mandato. A função de um ministro é a de elaborar normas e aplicar os recursos públicos na área que representa, visando o desenvolvimento do país.
Atualmente, o Brasil possui vinte e quatro ministros, sendo cada qual responsável por uma determinada área; por exemplo, o ministro da saúde é responsável por promover a saúde pública, já o ministro da justiça dedica-se à organização do sistema judiciário e manutenção da ordem pública.
Para tornar-se ministro é necessário, antes de mais nada, ter vocação para a política, já que os ministros possuem longa experiência profissional nesta área, ocupando anteriormente cargos relevantes no Governo Federal.


O que é secretário?

Secretário é o cargo ou função que em alguns Países equivale à de Ministro. No Brasil o termo serve para designar o ocupante das divisões administrativas dos Estados-Membros e Municípios.
Assim, por exemplo, na Divisão Administrativa de um Estado Brasileiro, podemos encontrar diversas Secretarias, como de Administração, de Agricultura, etc., cujo superior será o Secretário.


O que faz um secretariado?

O Secretário Municipal, que existem várias pastas exemplo: Secretário de Urbanismo, de saúde, da educação, do saneamento básico e assim por diante., eles são pessoas que ocupam cargos de confiança do Prefeito e a eles são Delegados algums poderes para executar ações em favor do desenvolvimento do Municipío.
Ao Secretário Municipal, lhe é imcubido a responsabilidade de cuidar da sua Pasta, resolver e levar ao conheçimento do chefe municipal ( Prefeito ) os trabalhos que foram feitos, os pendentes e assim como receber algumas orientações do Prefeito sobre o que deve ser feito ou qual é a prioridade. Essa Pasta, que é um cargo de Confiança dada pelo Sr. Prefeito, ela poderá ser fiscalizada e cobrada pelos Vereadores do Municipío.

Sendo assim da mesma forma com os de estado.

Segue a sequencia de perguntas ao Secretariado presente.

A próxima reunião do JAP está marcada para o dia 05 de maio(quinta-feira).
O deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza, agendou com o JAP para que nas próximas reuniões ele esteja presente.
a data ainda não foi confirmada, mas tudo indica que será em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.