segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MEC quer fim de reprovação no início do ensino fundamental

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No apagar das luzes do governo Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que acaba com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e cria o Ciclo de Alfabetização e Letramento. Já a partir deste semestre, gestores de todas as escolas do Brasil podem decidir se continuam com o sistema seriado, mantendo a possibilidade de reprovação, ou se adotam a recomendação. A medida foi tomada, segundo a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, a partir da constatação de que muitas crianças são reprovadas no primeiro ano:
- Tivemos um índice de aprovação de 94,9%, em 2009, o que nos mostra que, de cada cem crianças, cinco ainda são reprovadas logo que ingressam na escola. Pesquisas apontam que, se o aluno é reprovado, dificilmente terá sucesso. A recomendação, que não é lei, é para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos.
O Brasil tem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 31 milhões de alunos no ensino fundamental. Desses, quase dez milhões estão nos três primeiros anos. No entanto, pouco mais de dois milhões têm mais de cinco horas de aula por dia.
Polêmica, a aprovação automática divide educadores. Professor da USP, Ocimar Alavarsi, que já foi coordenador pedagógico da rede municipal de São Paulo, de 1995 a 2008, acredita que a “reprovação no ensino fundamental devia ser zero”:
- Mais de 70 mil foram reprovados no primeiro ano em 2008, e isso não tem paralelo com outro país. A evasão escolar também é alta. Então, a recomendação é um avanço. Crianças devem ficar nove anos na escola, e o desafio é descobrir o que devemos fazer para que elas aprendam. Mesmo incompleta, já que o CNE não diz como as crianças devem ser acompanhadas, a recomendação abre o debate.

Um comentário:

  1. A educação é uma moeda valiosa para a classe política desse pais,entretanto como toda moeda tem duas faces,uma eles usam como mina de ouro ou caminho para desviar verbas,já a outra face é a cobaia de laboratório, eles usam como experimentos...que vergonha onde estão os grandes pedagogos deste país,,sabe onde eles estão? estão todos por trás de birô...ditando conceitos arcaicos e vencidos,enquanto os educadores deste país é obrigado a ver propagandas enganosas na mídia.Na verdade não há a menor preocupação em aprendizagem,o que existe são acordo onde o Brasil tem que reduzir a taxa de analfabetismo, mesmo que exista um país alienado mais com crianças na escola. Como a noticias diz reprovação ZERO...Zero de conhecimento zero de aprendizagem.....etc...etc.... e haja zero....

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