segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Greve do Itep chega ao fim e funcionários voltam ao trabalho nesta terça feira

A greve dos funcionários do Instituto Técnico Científico de Polícia do Estado (Itep) chegou ao fim. Depois de reunião com o Governo do Estado nesta segunda-feira (21), os servidores receberam do Executivo a promessa de que o pagamento das gratificações referentes aos plantões e adicionais noturnos de janeiro será efetuado na folha de fevereiro. Com isso, os profissionais do órgão retomam as atividades normais já na noite desta segunda-feira.
Com os braços cruzados desde o dia 8 de fevereiro, os funcionários do Itep cobravam o pagamento das gratificações, que em muitos casos superavam os 60% do rendimento total do mês dos servidores. No entanto, o Governo alegava que muitos trabalhadores estavam recebendo o benefício sem cumprir o expediente e, em alguns casos, recebiam adicionais noturnos cumprindo expediente durante o dia. Sob essa justificativa o pagamento de todas as gratificações do mês de fevereiro foram suspensas até que houvesse uma inspeção dentro do Itep – o que revoltou os servidores.
Os trabalhadores alegavam que o Governo deveria suspender o pagamento apenas dos profissionais que não cumpriram o expediente. Caso não houvesse o levantamento sobre quem trabalhou ou não, os servidores que deram os plantões deveriam receber o dinheiro. Apesar dos apelos, o Governo só havia depositado os recursos dos plantonistas de 24 horas. Agora, o problema foi solucionado e o dinheiro será depositado na conta dos profissionais que cumpriram os plantões. Porém, esse não foi o único pleito dos trabalhadores.
Os membros do Itep queriam o compromisso do andamento da lei que formula o estatuto do órgão, uma reivindicação antiga dos servidores. O Executivo se comprometeu a desengavetar a proposta, mas que apenas em 90 dias vai se pronunciar com relação ao projeto que deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa. “Estava engavetado, porém, estaremos em alerta quanto ao estatuto, pois é muito importante para a nossa categoria”, afirmou o diretor do Sinpol Ataíde Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.