quinta-feira, 28 de julho de 2011

As dunas de Barreiras e a lagoa de São Bento

Dunas alvas e água cristalina na lagoa de São Bento

Macau ocupa uma ilha cercada de pirâmides de sal, que surgem a partir das águas mães e dos tanques de decantação, formando as salinas. Mas, a velha ilha de Manoel Gonçalves também tem restingas, mangues, rios, praias, gamboas e dunas, muitas dunas. Para conhecer as dunas de Barreiras e a lagoa de São Bento, o visitante tem que pegar a estrada em busca do mar de Barreiras, 35 km de distância de Macau.

A comunidade de Barreiras guarda intocável e selvagens as dunas alvas em torno da lagoa de São Bento, cuja visitação é somente aconselhável ao lado de um guia experiente, conhecedor das veredas do deserto. Caminhando pelas dunas, o visitante sente o chicote da areia nas canelas, como se aquelas areias se movessem lentamente sem destino engolindo o que vê pelo caminho. É a força do vento, mudando de direção a todo o instante, modificando o panorama das dunas e da lagoa.

Lá de cima daquela duna alva, feito uma pirâmide de sal, o visitante incauto vai curtir a solidão do pôr-do-sol, que se confunde com a imensidão da própria paisagem dunar. Ainda que não seja o mesmo, o azul do céu encontra com o azul das águas cristalinas da lagoa de São Bento, lá no firmamento. No caminho de volta, o visitante tem certeza que as dunas de Barreiras devem ser preservadas, cuidadas feito uma jóia rara do turismo macauense.

As pessoas parecem pequenas diante da imensidão das dunas.

Águas cristalinas convidam para um banho demorado.

É preciso estar preparado fisicamente para desafiar as dunas.

Vários tons de azul e branco se misturam numa paisagem única.
Por Alex Gurgel alexgurgel@com-texto.com






































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.