quarta-feira, 20 de julho de 2011

Exploração e produção de petróleo no Vale completam 30 anos hoje


Há 30 anos, começava a exploração e produção de petróleo no Vale do Açu. Hoje, em evento realizado no Ativo de Produção Alto do Rodrigues, a Petrobras comemora o tempo percorrido. Com 12 campos de produção terrestres - incluindo o poço pioneiro - ARG-01 - localizado no campo de Alto do Rodrigues - e um marítimo, mais de dois mil poços de petróleo, 22 estações coletoras de óleo, 21 geradores de vapor e 350 quilômetros de dutos, a estrutura se atende por oito municípios.
O último grande investimento realizado na região foi a implantação do Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto) - considerado o maior do mundo, responsável pela ampliação da produção de barris de petróleo, que subiu de 4.660, para 7.700 bpd (barris de petróleo por dia) em 2011.
O Vaporduto tem uma extensão de aproximadamente 30 km e é o primeiro a operar com vapor superaquecido. A primeira etapa, que tem 11,9 km de extensão, está em operação desde janeiro de 2010, injetando vapor nos poços do Campo de Estreito.
O vapor utilizado é gerado na Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (TERMOAÇU) e distribuído para os poços através de uma rede de dutos. A segunda etapa irá atender aos poços do Campo Alto do Rodrigues e terá extensão de 15,8km. A expectativa é que esse investimento consiga manter alta a produção do combustível fóssil pelos próximos 15 anos.
De acordo com a assessoria da Petrobras, em 2011, os royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás aos oito municípios produtores da área de abrangência do Ativo de Produção Alto do Rodrigues já superaram R$ 33 milhões. Além disso, mais de 300 agricultores que têm poços de petróleo em suas terras recebem participação na produção de óleo e gás.
Evento
O evento de comemoração aos 30 anos de atividade da exploração de petróleo no Vale acontece às 15h na sede da Petrobras, na fazenda Alto Alegre, em Alto do Rodrigues. O gerente-geral da estatal, Joelson Mendes, participará da solenidade e anunciará novos investimentos para a região.
JOTTA PAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.