sexta-feira, 15 de julho de 2011

Professores da Uern decidem continuar em greve e aguardam resposta do governo sobre contraproposta

assembleia_da_aduern_1407Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniram ontem, 14, na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern). Durante a Assembleia Geral Extraordinária, a categoria docente avaliou o movimento grevista e deliberou a continuação da greve, que completa hoje 45 dias.

De acordo com o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato, o reitor da Uern Milton Marques de Medeiros se reuniu ontem em Natal com a equipe de secretários do Governo do Estado para definir o posicionamento em relação à nova proposta dos professores, que aceitam o pagamento do reajuste em setembro, mas com a condição de que o realinhamento salarial seja retroativo a abril.

"A palavra agora está com o governo, só é sinalizar a aceitação da nossa proposta que encerraremos a greve. Amanhã (hoje) cobraremos do reitor o resultado do governo, dependendo da resposta, podemos até marcar uma nova assembleia para a próxima semana", destaca Flaubert Torquato.

O representante da categoria afirma que mesmo que ocorra uma sinalização positiva em relação aos aspectos salariais o término da paralisação depende também do cumprimento dos pontos que serão diretamente negociados com o reitor Milton Marques.

"No que se refere às questões internas de negociação com a reitoria como, por exemplo, a universalização do regime de trabalho de dedicação exclusiva e a extinção dos Núcleos Avançados de Educação Superior, queremos que o reitor formalmente assegure o cumprimento desses e dos outros pontos", frisa o presidente da Aduern.

Para Flaubert Torquato, o movimento grevista dos professores da Uern continua unido e mobilizado. "Prova disso, que esta semana foi de vitalidade do movimento. Realizamos assembleia e caminhada em Pau dos Ferros com grande participação dos professores. Tanto nos núcleos de Assú e Patu, bem como o campus de Caicó não se cogita retornar as atividades antes de conseguir o que pleiteamos", ressalta.

Durante o encontro da categoria, foi aprovada uma moção de apoio e solidariedade aos trabalhadores da educação pública do Rio Grande do Norte e em repúdio à ilegalidade da greve decretada pelo Tribunal de Justiça do RN a pedido da governadora Rosalba Ciarlini.

Além da greve, a categoria ainda escolheu os representantes do sindicato para compor a comissão de elaboração dos estudos e da proposta de autonomia financeira para a Uern. Foram eleitos: Telma Gurgel, do Departamento de Serviço Social; Marcos Von Zuben, do Departamento de Filosofia do Campus de Caicó; e Valdomiro Morais, do Departamento de Matemática e Estatística. 
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.