De acordo com o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato, o reitor da Uern Milton Marques de Medeiros se reuniu ontem em Natal com a equipe de secretários do Governo do Estado para definir o posicionamento em relação à nova proposta dos professores, que aceitam o pagamento do reajuste em setembro, mas com a condição de que o realinhamento salarial seja retroativo a abril.
"A palavra agora está com o governo, só é sinalizar a aceitação da nossa proposta que encerraremos a greve. Amanhã (hoje) cobraremos do reitor o resultado do governo, dependendo da resposta, podemos até marcar uma nova assembleia para a próxima semana", destaca Flaubert Torquato.
O representante da categoria afirma que mesmo que ocorra uma sinalização positiva em relação aos aspectos salariais o término da paralisação depende também do cumprimento dos pontos que serão diretamente negociados com o reitor Milton Marques.
"No que se refere às questões internas de negociação com a reitoria como, por exemplo, a universalização do regime de trabalho de dedicação exclusiva e a extinção dos Núcleos Avançados de Educação Superior, queremos que o reitor formalmente assegure o cumprimento desses e dos outros pontos", frisa o presidente da Aduern.
Para Flaubert Torquato, o movimento grevista dos professores da Uern continua unido e mobilizado. "Prova disso, que esta semana foi de vitalidade do movimento. Realizamos assembleia e caminhada em Pau dos Ferros com grande participação dos professores. Tanto nos núcleos de Assú e Patu, bem como o campus de Caicó não se cogita retornar as atividades antes de conseguir o que pleiteamos", ressalta.
Durante o encontro da categoria, foi aprovada uma moção de apoio e solidariedade aos trabalhadores da educação pública do Rio Grande do Norte e em repúdio à ilegalidade da greve decretada pelo Tribunal de Justiça do RN a pedido da governadora Rosalba Ciarlini.
Além da greve, a categoria ainda escolheu os representantes do sindicato para compor a comissão de elaboração dos estudos e da proposta de autonomia financeira para a Uern. Foram eleitos: Telma Gurgel, do Departamento de Serviço Social; Marcos Von Zuben, do Departamento de Filosofia do Campus de Caicó; e Valdomiro Morais, do Departamento de Matemática e Estatística.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.