sábado, 9 de julho de 2011

Marina confirma saída do PV

Ex-senadora critica sistema político brasileiro e diz que partidos transformam eleitores em "espectadores"
 
A ex-senadora Marina Silva confirmou sua saída do Partido Verde, na tarde de ontem, durante o evento "Encontro Por Uma Nova Política", em São Paulo. Junto com ela, o candidato a vice-presidente nas eleições de 2010 na chapa de Marina Silva, Guillherme Leal, também anunciou o afastamento do partido.

Marina não confirma novas candidaturas e afirma que os quase 20 milhões de votos recebidos em 2010 são um "legado" Foto: Eugênio Novaes/D.A Press
"Não podemos continuar a compor uma cultura política que combatemos e que se mostra impermeável ao novo e ao sentido profundo da democracia", disse Marina. "O nosso foco principal é sensibilizar as brasileiras e brasileiros que se dispunham a sair do papel de meros espectadores a que vêm sendo condenados, pelo atual sistema político".

A ex-senadora afirmou ainda que os 20 milhões de votos que recebeu no primeiro turno da eleição do ano passado não são heranças dela, mas um legado. Sobre ser candidata nas próximas eleições, Marina disse que não tinha imaginado ser candidata em 2010 e que não vai ficar em uma cadeira cativa em 2014. "Não posso dizer que não sou porque não sei".

Marina e o grupo que a acompanha desdea saída do PT, em 2009, estariam planejando lançar um movimento culminando com a criação de um novo partido. Durante o anúncio de sua desfiliação, Guillherme Leal disse que foi um dia de reafirmação dos compromissos firmados pelo grupo liderado pela ex-senadora. "Se hoje estamos dando um até logo para uma estrutura, um instrumento, é porque o sonho é grande demais e não pode ser contido por uma instituição que se apequenou por um momento", disse Leal, em referência ao PV.

A ex-senadora ficou em terceiro lugar na eleição presidencial do ano passado, com 19,6 milhões de votos nas eleições de outubro. O resultado foi determinante para levar a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para o segundo turno. Marina foi filiada ao PT por 30 anos e anunciou o desligamento do partido em agosto de 2009, para conduzir sua filiação no PV.

Esperança
Antes de a decisão ser oficialmente anunciada, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), ainda tinha esperança na reversão do quadro. "Quero aqui externar o meutotal apoio a permanência da ex-senadora Marina Silva na legenda. Como integrante da executiva nacional do PV entendo que podemos superar essa crise. O PV precisa de Marina e Marina precisa do PV. Esse é meu pensamento e creio que o de muitos brasileiros que acreditam no poder e na força dessa parceria por uma nova forma de fazer política", escreveu em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.