A partir de sexta-feira (1º), os plugues, vendidos isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos expostos no mercado brasileiro, só podem ser de dois tipos: com dois ou três pinos. O comércio tem até amanhã (30) para adaptar definitivamente os estoques. Este prazo marca a última etapa do processo de implementação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, que começou a ser instalado com lei sancionada em 2000.
De acordo com balanço apresentado, nesta quarta=feira (29),o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) considerou que o padrão já está funcionando plenamente, tanto entre os fabricantes quanto no varejo. Nas últimas fiscalizações, o Inmetro não identificou abuso de preços ou desabastecimento de mercado com a substituição das peças e registrou um índice de irregularidades abaixo de 5%, que é o percentual máximo tolerado pelo órgão. A multa para casos de produção ou venda de produtos fora do novo padrão pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
O presidente do Inmetro, Alfredo Lobo, disse que a adoção dos dois tipos de plugues e tomadas traz vantagens significativas para o consumidor, tanto em relação à segurança quanto em relação à economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira postagens antigas.