quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem; entenda como funciona o cálculo



O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira (21) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Diferentemente dos vestibulares tradicionais, na metodologia de correção utilizada no Enem não existe uma pontuação máxima e mínima que o participante pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho em uma escala construída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes. Em 20111, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 252,6 e 793,1 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 867,2 e a mínima 265.
Em matemática, a pontuação mínima foi 321,6 e a máxima 953. Em linguagens, a nota mais alta foi 795,5 pontos e a menor 301,2 pontos. A metodologia utilizada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes. Também não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.



Festa da virada: reveillon em Macau começa mais cedo


Uma festa para ficar na história é o que promete a prefeitura de Macau no réveillon 2011/2012. Os eventos começam na quinta-feira, dia 29, com Zezo dos Teclados em Ilha de Santana. Na sexta-feira, dia 30, a festa começa com Cavalo de Aço e Briola no largo de eventos da cidade. Para a grande festa da virada, dia 31, na Praia de Camapum, a banda Grafith-revelação do Carnatal 2011, comanda a noitada com a banda Feras, mais show pirotécnico e muitas surpresas.
reveillon
 Por Celso Amâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.